Coronavírus: Veja as medidas adotadas pela Prefeitura nesta terça-feira (05/05) contra a pandemia

Publicado em 05/05/2020 - 20:25 | Atualizado
Um dos pacientes a receber alta no Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro. Foto: Núcleo de Imagens/Prefeitura do Rio

PREFEITO ACOMPANHA ALTA DE PACIENTES NO HOSPITAL DE CAMPANHA, NO RIOCENTRO
O prefeito Marcelo Crivella acompanhou, nesta terça-feira (05/05), a alta de dois pacientes que estavam internados no Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro.

– Foi uma vitória. Estou muito feliz. Tudo com muito carinho dos médicos e de Deus -, afirmou Leandro Cosme dos Santos, de 34 anos, morador Piedade, um dos que receberam alta. Ele foi recepcionado pela mãe, Angela.

O outro paciente a ir para casa foi Francisco Ricardo de Lima, de 51 anos, residente em Padre Miguel. A esposa, Shirley, foi buscá-lo.

Mais respiradores
Crivella ressaltou que amanhã (quarta-feira, 06/05) chegam ao Rio mais 20 respiradores e 40 monitores para os hospitais de referência no tratamento do novo coronavírus:Ronaldo Gazolla e Hospital de Campanha, no RioCentro.

– No domingo (10/05) e na segunda-feira (11/05), chegam da China mais 300 respiradores, 400 monitores e outros equipamentos. Chegam ainda milhões de máscaras e equipamentos de proteção individual -, disse o prefeito.

Lockdown em áreas críticas
Crivella afirmou que não vê necessidade, por enquanto, de um lockdown, se for preciso, fará.
Saiba sobre equipamentos e hospitais:

Pacientes recebem alta no Hospital de Campanha da Prefeitura, no RioCentro

25 AGÊNCIAS DA CAIXA MULTADAS POR DESCUMPRIMENTO DE BARREIRAS SANITÁRIAS PARA EVITAR AGLOMERAÇÕES
A Vigilância Sanitária inspecionou nesta terça-feira (05/05) agências da Caixa Econômica Federal para conferir as barreiras sanitárias que devem ser adotadas para reduzir os riscos de transmissão do novo coronavírus. Técnicos verificaram as condições higiênico-sanitárias em banheiros e outros espaços de 41 unidades, com 34 infrações aplicadas: duas por falta de higiene, duas por ausência de licença sanitária, cinco por falta de álcool 70% em gel e 25 por aglomeração.
Equipes reforçam orientações:

Prefeitura multa 25 agências da Caixa por descumprimento de barreiras sanitárias para evitar aglomerações

GM LEVA MÚSICA A BAIRROS COM MAIOR INCIDÊNCIA DE COVID-19
A Guarda Municipal iniciou, nesta terça-feira (05/05), o projeto ‘Abraço Musical – Guarda no seu Coração’, levando músicos da Banda Sinfônica para proporcionar alegria a quem cumpre isolamento social em casa, em bairros com mais casos confirmados da Covid-19, como Copacabana, Barra da Tijuca e Campo Grande.
Mensagens sonoras:

Guarda Municipal leva música a moradores de bairros com maior incidência de Covid-19 na cidade

PRORROGADA SUSPENSÃO DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL
A Secretaria de Transportes prorrogou a suspensão das gratuidades nos transportes públicos para estudantes que possuem o Passe Livre Universitário e para os alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas municipais. Os universitários terão o benefício suspenso até 11 de maio, já os demais, até o dia 15 de maio, conforme as restrições de funcionamento das instituições de ensino.
Multas e gratuidade de idosos:

Prefeitura prorroga suspensão de passe livre estudantil

LEVANTAMENTO MOSTRA AUMENTO DE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NA ÚLTIMA QUINZENA
A Prefeitura, por meio da parceria do Centro de Operações Rio com a Cyberlabs, registrou pequeno aumento na circulação de pessoas no início desta semana, em comparação com os últimos 15 dias.
Confira: https://prefeitura.rio/cidade/levantamento-da-prefeitura-do-rio-mostra-aumento-de-circulacao-de-pessoas-na-ultima-quinzena/

VÍDEOS LITERÁRIOS PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL ESTUDAREM ONLINE
A Secretaria Municipal de Educação lançou, nesta terça-feira (05/05) seis vídeos literários para garantir novos momentos de aprendizagem aos alunos da rede municipal. Eles poderão visualizar o material online na Sala de Leitura Virtual da SME.
Programação em detalhes:

Prefeitura do Rio lança série de vídeos literários para alunos da rede municipal de ensino estudarem online

MUDA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DE CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos estabeleceu novos horários para as unidades dos 47 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. Os atendimentos serão feitos das 10h às 14h, por telefone ou presenciais individualizados e pré-agendados.
Para prevenir contágio:

Prefeitura do Rio altera horário de funcionamento de Centros de Referência da Assistência Social

DEBATE ONLINE SOBRE O FUTURO DO RIO SOB A ÓTICA DA SUSTENTABILIDADE
A Secretaria da Casa Civil promove uma série de encontros virtuais sobre desenvolvimento sustentável a partir desta quinta-feira (07/05), às 10h. O projeto ‘Diálogos para 2030: Preparando a Cidade do Rio para o Futuro’ vai debater desafios e soluções para o município nos próximos anos.
Cinco semanas de debates:

Prefeitura promove debate online sobre futuro do Rio sob a ótica da sustentabilidade

FISCALIZAÇÃO NOS CAMELÓDROMOS DA ROCINHA E DA URUGUAIANA
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) montou, nesta terça-feira (05/05), uma ação conjunta para fiscalizar o comércio na Rocinha, na Zona Sul, e na Uruguaiana, no Centro.
Fiscalização no dia todo:

Prefeitura fiscaliza camelódromos da Rocinha e da Uruguaiana

HIGIENIZAÇÃO NA COMUNIDADE CÉU AZUL, NO ENGENHO NOVO, E OUTRAS 43
A Comlurb levou as operações especiais de higienização, nesta terça-feira (05/05), à Comunidade Céu Azul, no Engenho Novo, Zona Norte, e mais 43 comunidades das zonas Norte, Sul, Oeste e Central. A iniciativa já chegou a 382 comunidades.
Operações em outras áreas:

Prefeitura do Rio leva operações especiais de higienização à Comunidade Céu Azul, no Engenho Novo, e outras 43 nesta terça