Prefeitura do Rio é destaque na cooperação internacional no combate à COVID-19

Publicado em 05/07/2020 - 08:11 | Atualizado em 05/07/2020 - 08:28
Antes da pandemia, foram adquiridos mais de 18 mil equipamentos. Fotos Hudson Pontes / Prefeitura do Rio.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais (CGRI), lançou a iniciativa “Rio+Internacional contra a COVID-19”, após a confirmação dos primeiros casos da doença na cidade e a implementação do estado de emergência no município.

Através de diálogo com cidades internacionais que enfrentavam o aumento do número de casos confirmados e com redes de cidades parceiras, buscou-se fortalecer a cooperação internacional por canais de intercâmbio de boas práticas. Desde o início da pandemia, estão sendo realizados encontros virtuais entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Defesa Civil e o Centro de Operações Rio, com o apoio da CGRI, e a participação de cidades asiáticas, europeias e americanas para a troca de experiências.

Com a implementação de novas medidas na Cidade, a CGRI divulgou as ações municipais tomadas para conter a disseminação do vírus em canais de comunicação e relatórios de organizações multilaterais e redes de cidades. As iniciativas do município tiveram destaque em documentos e plataformas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), da rede Metropolis, do Grupo C40 de Grandes Cidades na Liderança do Clima, da rede Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), da Aliança Euro-Latino-Americana de Cooperação entre Cidades (AL-LAS) e da iniciativa Urban-20 (U20), que reúne cidades dos países do grupo econômico G20.

Em junho, a Cidade do Rio foi premiada pelo Desafio das Cidades pelo Planeta, realizado pela ONG WWF e a rede Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), que reforça o papel de destaque internacional da municipalidade. O prêmio reconhece os esforços para um futuro mais sustentável e a qualidade dos dados do Sistema de Monitoramento das Mudanças Climáticas da Prefeitura do Rio.

Captação de doações e cooperação técnica internacional

A CGRI tem orientado sua atuação para apoiar a resposta municipal à pandemia e diminuir seus impactos com o intuito de captar recursos e doações de cidades parceiras, consulados, câmaras de comércio, empresas e pessoas físicas. Os materiais angariados são distribuídos entre as redes de saúde e assistência social do município diretamente implicados na resposta à pandemia da Covid-19. Até o dia 04 de junho, foram contatadas 98 cidades internacionais, 67 empresas, 22 associações de classe, representações diplomáticas e consulados.

Mais de 518 mil itens já foram arrecadados como máscaras, álcool gel e equipamentos de proteção individual (EPI), além de outros produtos, como tablets a serem usados por pacientes para contato com seus familiares durante a internação hospitalar, e demais serviços tecnológicos para apoiar a oferta de serviços públicos de modo virtual.

Adaptação ao contexto da pandemia

Saúde é prioridade para o prefeito Marcelo Crivella. Desde o início de sua gestão, houve a modernização da estrutura pública de saúde e a renovação do parque tecnológico dos hospitais municipais a partir de um investimento total de R$ 370 milhões. Antes da pandemia atingir a cidade, foram adquiridos mais de 18 mil equipamentos como: 27 tomógrafos, 726 respiradores e 162 aparelhos de raio-X – essenciais para o diagnóstico preciso do novo coronavírus.

A Prefeitura do Rio defende que a cooperação internacional é um complemento importante na instrumentalização de esforços para combater a Covid-19. A partir do fortalecimento da imagem internacional da Cidade e a ampliação de seu papel de destaque no cenário externo, o Rio terá mais força para vencer este desafio e proteger, tratar e recuperar os cariocas, em especial a população mais vulnerável.