SME realiza encontro com Conselho de Responsáveis e profissionais do setor no Museu de Arte do Rio

Publicado em 18/12/2019 - 19:01 | Atualizado em 18/12/2019 - 19:03
  • Início/
  • /

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro realizou um grande encontro com Conselho de Responsáveis, incluindo de alunos da Educação Especial, coordenadores de CREs, professores, diretores e servidores da pasta nesta quarta-feira, dia 18/12, no Museu de Arte do Rio, para fazer uma avaliação de trabalho. Conduzida pela assessora especial Sueli Gaspar e pela subsecretária de Ensino da SME, Rejane Farias, a reunião também abriu espaço para a proposição de solicitações por parte dos profissionais da Educação, a exibição de um vídeo sobre as diversas novidades implementadas na SME em 2019 e uma apresentação musical de alunos do Espaço de Desenvolvimento Infantil Hélia Lucia, localizada na favela da Pedreira, que encantaram a todos cantando e dançando. A secretária Talma Romero Suane, que propôs o encontro, não pôde comparecer por ter sido convocada para o Palácio da Cidade para audiência com o prefeito Marcelo Crivella.

– A secretária Talma gostaria muito de estar aqui conosco para este momento fundamental de troca de experiências profissionais, que fortalecem nossos laços e ajuda a aperfeiçoar o trabalho. Sabemos e valorizamos esta postura democrática de gestão, que nossa secretária implementa com a ajuda de todos e queremos vivenciar e compartilhar este modelo colaborativo. Está na hora de comemorar também o resultado de uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nestes dias. Avaliando diversos aspectos do município, a Educação ficou com uma aprovação de 97%, pois apenas 3% das pessoas ouvidas pelo instituto classificaram como reprovada a atuação da Educação Carioca. Um número muito reduzido que, considerando a margem de erro, praticamente não causa impacto. De toda forma, queremos melhorar sempre. Parabéns a todos nós que conduzimos com tanta dedicação a Educação na cidade do Rio de Janeiro – afirmou a assessora Sueli.

Durante o encontro, cerca de 12 alunos do EDI Hélia Lucia, da comunidade Pedreira, apresentaram uma coreografia embalada por música com temática voltada para a sustentabilidade. Inclusive, o figurino dos alunos tinha acessórios confeccionados por materiais reciclados, como lacres de latas de refrigerantes, plástico e papelão. As crianças, com faixa etária em torno dos 4 anos, cantaram e dançaram de forma compenetrada, em performance bem aplaudida. A direção do Espaço de Desenvolvimento Infantil também apresentou um vídeo sobre a atuação da unidade de ensino na comunidade que chamou muito a atenção, mostrando que funciona como um oásis na região, oferecendo um atendimento e um ensino de qualidade a despeito das adversidades e convivência em uma localidade marcada por um histórico de confrontos entre bandidos e policiais. As sugestões encaminhadas para a Secretaria Municipal de Educação serão analisadas pelo gabinete com vistas à adoção de medidas que proponham um aprimoramento ainda mais amplo do trabalho desenvolvido.

• 18 de dezembro de 2019