Publicado em 10/04/2024 - 14:20 | Atualizado em 11/04/2024 - 23:43
  • Início/
  • /
  • Prefeitura entrega medalhas e certificados para os vencedores da 3ª Olimpíada Carioca de Matemática
Os alunos mais bem classificados na OCM ganharam uma viagem para a Disney e a Nasa - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, entregaram, nesta quarta-feira (10/04), os prêmios aos vencedores da 3ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM). Além de medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa, os estudantes mais bem classificados também vão ganhar uma viagem para a Disney e a Nasa, nos Estados Unidos, prevista para janeiro de 2025. Em sua fase final, a OCM 2023 reuniu três mil alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Carioca II, selecionados após duas provas elaboradas em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

– Os nossos alunos campeões e campeãs são os principais homenageados do dia, mas não podemos esquecer dos pais e responsáveis, que permitiram que seus filhos, nas diferentes condições que essas crianças vivem, tivessem esse bom desempenho na Olimpíada Carioca de Matemática. Quero parabenizar também nossa rede municipal de ensino: diretores, professores e coordenadores de CRE, um timaço que conduz a educação do Rio. Essa premiação é para mostrar que vocês (alunos) podem tudo – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A iniciativa, pioneira entre as redes públicas de ensino no Brasil, reforça o engajamento dos estudantes na aprendizagem de matemática, cuja melhoria dos resultados é um dos objetivos centrais da Secretaria Municipal de Educação. Foi anunciada também a realização da 4ª edição da Olimpíada Carioca de Matemática. A primeira fase está marcada para o dia 4 de junho, com a segunda fase no dia 6 de agosto e a premiação prevista para 10 de setembro.

– Hoje é um dia de reconhecimento de toda a nossa criançada que corre atrás e se esforça, dos nossos professores, que fazem tudo ser possível, e dos nossos diretores. A gente diz para os alunos que estudar vale a pena, porque realmente pode transformar a vida deles. Que eles possam entender que a matemática não é um bicho de sete cabeças. Para isso, temos que oferecer oportunidades. E é isso que a OCM realiza, seja com uma viagem para a Disney e a Nasa, seja com as medalhas e certificados – disse o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

A OCM

A Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) é uma realização da Secretaria Municipal de Educação do Rio em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O propósito é estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos, além de promover uma competição saudável entre os estudantes da rede. A OCM é voltada para todos os alunos matriculados na rede que estão cursando do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na cerimônia também foram premiados os professores e as escolas que se destacaram na Olimpíada com mais alunos vencedores.

A OCM foi criada em 2021. Já na primeira edição, houve a participação de mais de 200 mil alunos das escolas municipais do Rio. Na edição do ano seguinte, o número dobrou: mais de 400 mil estudantes marcaram presença. Em 2023, participaram da competição 420 mil alunos.

Para que o interesse pela matemática seja ainda mais estimulado e desenvolvido, em maio de 2023 foi criada a primeira Turma Olímpica, com alunos que tiveram resultados excelentes nas primeiras edições das olimpíadas reunidos para aulas especiais de Matemática. O objetivo é preparar esses estudantes que demonstraram aptidão na Olimpíada para outras grandes competições.

Alunos vibram com oportunidade de conhecer a Disney

Os ganhadores da Olimpíada Carioca de Matemática estão eufóricos com a chance de conhecer a Disney. Aluno do 8° ano do Ginásio Educacional (GET) Rodrigues Alves, na Barra da Tijuca, Matheus Rodrigues conta que chegou muito perto de ganhar a viagem para os Esatdos Unidos nas edições anteriores da OCM.

– Eu tenho feito a OCM desde a primeira edição, sempre ganhando medalhas de ouro e sempre batendo na trave. Não conseguia ganhar a viagem para a Disney e Nasa. Dessa vez, eu estudei bastante e consegui. As olimpíadas de matemática trabalham muito o raciocínio e eu gosto disso, de pensar e quebrar a cabeça para resolver as questões – revelou o aluno, de 13 anos, que no futuro pretende fazer a faculdade de matemática no Impa Tech.

Também vencedora da OCM, Allana Ferreira Chaves, de 12 anos, já sonha com a magia da Disney. A aluna da Escola Municipal Haydea Vianna Fiuza de Castro, na Vila Paciência, Zona Oeste da cidade, faz planos de se divertir bastante nas montanhas russas dos parques e quer muito encontrar a Jasmim, personagem do desenho Aladim.

– Ganhei esse prêmio com muito esforço e também com a ajuda dos meus pais e professores queridos. Estou muito feliz de poder colher os frutos desta conquista. A matemática é uma das matérias que eu mais gosto na escola.

• 10 de abril de 2024