Secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, apresenta ao Cremerj plano de reabertura gradual da cidade

Publicado em 03/06/2020 - 14:27 | Atualizado em 03/06/2020 - 15:46
Critérios de planejamento e indicadores de monitoramento das fases serão detalhados para o Conselho

A secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, apresenta nesta quinta-feira, 04/06, às 16h, o plano de reabertura gradual da cidade para a diretoria do Cremerj. Elaborado com total preocupação em preservar vidas, o plano estabelece que todas as seis fases do processo serão acompanhadas por um Comitê Permanente de Gestão e Execução do Plano de Retorno, que atuará com muito diálogo e transparência.

Durante o encontro, que será virtual, a secretária Beatriz Busch vai detalhar as fases do plano e os indicadores que serão adotados para avaliar a mudança para ou não para a etapa seguinte ao presidente da instituição Walter Pais e aos novos integrantes da diretoria do Cremerj.

– Vamos demonstrar planejamento de retomada de atividades e os indicadores de monitoramento das fases evolutivas do plano – afirmou Beatriz Busch.

Entre os pontos variáveis para a adoção do planejamento, há a avaliação de número de leitos de UTI e de enfermaria, número de internações, óbitos e novos casos confirmados.

Além dos comitês de crise e científico da Prefeitura, mais de 50 técnicos de todas as áreas da administração participaram do planejamento de reabertura. Entre os critérios levados em consideração estão o número de pessoas aglomeradas em espaços fechados; o grau de interação e compartilhamento de produtos; a impossibilidade de afastamento; a probabilidade de propagação; e a geração de emprego.

O Decreto de reabertura parcial foi publicado em edição extraordinária desta terça-feira (02/06). Os setores econômicos que não seguirem os critérios e as regras de convívio para a reabertura serão multados pela Vigilância Sanitária e órgãos fiscalizadores da Prefeitura, podendo até ter alvará de funcionamento cassado.