Publicado em 12/02/2020 - 17:28 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Prefeitura realiza treinamento sobre coronavírus para profissionais da rede municipal de saúde
Treinamento coronavírusProfissionais de saúde são preparados para atuar em casos da doença. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (12), um treinamento para assistência a casos suspeitos de coronavírus. Cerca de 150 representantes da Atenção Primária (clínicas da família e de centros municipais de saúde) participaram da capacitação, que orientou os profissionais de saúde da rede sobre as instruções contidas no Plano Municipal de Contingência do Novo Coronavírus, que está alinhado com os planos do Estado e do Ministério da Saúde.

Os participantes receberam instruções sobre como identificar casos suspeitos que cheguem às unidades de saúde, bem como sobre os protocolos de acolhimento, isolamento e coleta de material para análise em laboratório. Patrícia Guttmann, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou a importância de integração de toda a rede, com padronização do atendimento e agilidade na comunicação de casos suspeitos.

“A Vigilância está aberta a qualquer dúvida e vai discutir todos os casos um a um, em toda a rede. Principalmente porque temos informações novas a cada dia e muitas dúvidas que vão surgir no dia a dia”, afirmou.

A meta da SMS é levar as orientações para os profissionais que servirão de multiplicadores para outros e alcançar o maior número de funcionários que atuam na rede hospitalar e de Atenção Primária. O treinamento prossegue nesta quinta (13) para profissionais da Atenção Primária, cuja rede de atendimento possui 233 clínicas da família e centros municipais de saúde. A capacitação já foi realizada também para diretores de hospitais, coordenadores de comissões de controle de infecção hospitalar e dos serviços de enfermagem de todos os hospitais municipal.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 12 de fevereiro de 2020