Medidas adotadas contra o coronavírus

Publicado em 06/02/2020 - 12:02 | Atualizado em 22/01/2021 - 22:24

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio publicou no dia 6 de fevereiro, em Diário Oficial, o Plano Municipal de Contingência contra o Coronavírus, documento alinhado com o Plano Estadual, com definição de objetivos e metas. Baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, o plano orienta os critérios de definição de caso suspeito, os fluxos de notificação e de coleta de amostras laboratoriais, além de respostas aos níveis de alerta (alerta, perigo iminente e emergência em Saúde Pública de Interesse Nacional), com planejamento para cada nível.

Entre os principais pontos estão a reserva de leitos da rede municipal de saúde, a manutenção de estoques estratégicos de insumos e treinamentos de profissionais. O material servirá para orientar as ações na assistência aos pacientes, bem como na prevenção e na promoção de saúde. Servirá também como base de orientações para a população em geral. As internações e transferências de pacientes serão coordenadas pela Central de Regulação Unificada.

“O documento foi construído por uma equipe técnica experiente e capacitada para lidar com eventos que envolvam múltiplas vítimas. As ações estão alinhadas com o plano de contingência estadual, fundamental para otimização dos recursos humanos e insumos”,  esclarece a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, que na terça-feira, 04, recebeu a visita da cônsul-geral adjunta da China, Chen Xiaoling, para conversar sobre o coronavírus.

Saiba mais sobre o plano

A SMS organizou o fluxo assistencial dos casos prováveis de coronavírus com as seguintes indicações: intensificação das ações de vigilância; notificações de casos suspeitos; investigações epidemiológicas de casos notificados; surtos e óbitos; busca ativa de casos nas unidades de saúde; coletas e envios aos laboratórios de referência de amostras clínicas de suspeitos para diagnóstico e/ou isolamento viral; análises e atualização dos dados; divulgações de informações e análises epidemiológicas sobre a doença. Também estão previstos campanhas educativas e o gerenciamento dos estoques municipais dos insumos-padrão (máscaras, avental, luvas, óculos de proteção e saneantes).

Acesse o plano na íntegra aqui.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 6 de fevereiro de 2020