Adote.Rio: Parque Chinês, na Tijuca, será inaugurado em setembro

Publicado em 09/07/2019 - 15:39 | Atualizado em 10/07/2019 - 16:07
Obra na Rua Gonçalves Crespo, na Tijuca, em frente à Associação Cultural Chinesa do Rio: no local nascerá o Parque Chinês. Foto: divulgaçãoObra na Rua Gonçalves Crespo, na Tijuca, em frente à Associação Cultural Chinesa do Rio: no local nascerá o Parque Chinês. Foto: divulgação

O secretário municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Felipe Michel, visitou, nesta terça-feira, as duas praças da Rua Gonçalves Crespo, na Tijuca, onde está sendo construído o Parque Chinês. Numa reunião com o idealizador do projeto, Chi Fu Jen, membro da Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro, o secretário marcou a data para a inauguração: a segunda quinzena de setembro. A ideia é fazer uma grande festa, com a participação de autoridades da China e da comunidade chinesa que vive na cidade.

SAIBA MAIS: Rua na Tijuca será revitalizada para se transformar num pedacinho da China

O secretário Felipe Michel com representantes da Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro. Foto: divulgação

Haverá mudanças no trânsito das ruas dos arredores do parque, para evitar os acidentes que acontecem frequentemente na região. Outra reclamação dos moradores é a falta de segurança. Por isso o parque contará com um sistema de tecnologia de última geração, que permitirá reconhecimento facial dos pedestres e identificação das placas dos carros que passarem pelo local. As imagens serão transmitidas para o Centro de Operações Rio (COR).

A revitalização do parque faz parte do programa Adote.Rio, da Fundação Parques e Jardins. O local foi adotado pela Associação Cultural Chinesa do Rio de Janeiro, responsável por todo o custo das obras.

– Sabemos que o Rio de Janeiro está num momento de crise, mas é na crise que a gente se reinventa e vê quem são os verdadeiros parceiros da cidade. O importante é desburocratizar, para utilizarmos cada vez mais o Adote.Rio, trazendo mais áreas de lazer para os cariocas e também para os turistas – disse o secretário Felipe Michel.

O programa de adoção de áreas públicas

O Adote.Rio foi lançado pela Fundação Parques e Jardins em dezembro de 2018, com o objetivo de estabelecer parcerias com pessoas físicas, empresas, associações de moradores e demais segmentos da sociedade para que praças públicas, jardins e áreas verdes sejam preservadas. O programa estimula a apropriação dos espaços públicos pelos cidadãos (qualquer pessoa pode se candidatar a ser adotante) e promove o melhor uso desses locais.

Desde janeiro até abril deste ano, 267 adoções já foram efetivadas por meio do portal. Atualmente, a cidade do Rio soma 1,5 milhão de metros quadrados de áreas adotadas, o equivalente a três Quintas da Boa Vista. Entre outros locais potencialmente adotáveis, estão 2.200 praças urbanizadas, 36 parques urbanos, 1.300 monumentos e chafarizes e 450 quilômetros de ciclovia.