Inscrição em concurso de fotografias sobre o Centro do Rio é prorrogada

Publicado em 25/03/2022 - 13:02 | Atualizado
A economia carioca cresceu 1,6% no segundo trimestre deste ano - Arquivo/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), decidiu prorrogar o concurso de fotografias Olhos de Ver – Edição Olhos de Reviver Centro.  O concurso é gratuito e aberto a toda a população e, com a prorrogação, cada participante poderá enviar suas fotografias até o dia 29 de abril. Para participar, é necessário enviar imagens inéditas de edificações, espaços públicos, mobiliário urbano ou cenas do cotidiano, localizados na área de abrangência do Projeto Reviver Centro – Centro da cidade e Área Portuária. As melhores fotos farão parte de uma edição digital de cartões postais do projeto Olhos de Ver.

Criado para fortalecer o relacionamento dos cariocas com o patrimônio da cidade, o concurso faz parte, nesta edição, do escopo do Grupo de Trabalho de Requalificação do Centro do Rio de Janeiro, que abrange as 1ª e 2ª Regiões Administrativas. O grupo é coordenado pelo IRPH e composto de um plano de ações que tem como objetivo a recuperação, conservação e ordenamento do espaço público, trazendo melhorias que serão fundamentais para a atração de novos moradores para a área central da cidade. Desde que foi sancionado em julho de 2021, o Plano Urbano Reviver Centro já registrou 15 pedidos de licenças dentro das novas regras urbanísticas.

Os participantes do concurso deverão observar algumas regras: poderão ser enviadas, no máximo, dez fotografias por participante. As fotos, que poderão ser coloridas ou em preto e branco, deverão ser enviadas em formato impresso e digital (jpg). As imagens digitais deverão possuir as dimensões de 1080×1080 pixels e resolução de 300 PPP (pontos por polegada) e as fotografias impressas em papel fotográfico deverão possuir dimensões de 15×15 cm e resolução mínima de 300 PPP. As imagens não poderão apresentar qualquer tipo de montagem e não serão permitidas alterações drásticas – como retirada ou inserção de elementos – ou uso de efeitos especiais.

As fotografias serão analisadas por uma comissão julgadora composta por técnicos do IRPH e membros da sociedade civil, que irão escolher as melhores imagens, sem ordem classificatória. Para mais informações sobre o envio das fotos, visite o regulamento completo concurso neste site.

• 25 de março de 2022