Na COP 15, Secretaria do Ambiente e Clima reafirma empenho na ampliação da biodiversidade

Publicado em 13/12/2022 - 14:53 | Atualizado
A Prefeitura do Rio marca presença na Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade - Divulgação

A Secretaria do Ambiente e Clima desembarcou em Montreal, no Canadá, para participar da COP 15, a Conferência das Nações Unidas sobre Diversidade. A participação da cidade do Rio, por meio da SMAC, facilita a troca e o compartilhamento de experiências que podem ser adaptadas para a realidade de cada município, tendo em vista a atuação na recuperação e na ampliação da biodiversidade, além do empenho da Subsecretaria de Biodiversidade e Clima, que se propõe a garantir a conservação do bioma da mata atlântica.

– O Rio é uma cidade verde e amiga das árvores, completamente ligada à natureza e altamente comprometida com metas voltadas à sustentabilidade e à biodiversidade. O sucesso dos nossos programas, que podem inspirar outras cidades, mostra isso. Participar dessa importante conferência é de extrema importância para compartilhar experiências e buscar novas e ousadas metas para a causa ambiental – disse o vice-prefeito e secretário do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira.

Durante o fórum, a SMAC, representada pelo subsecretário de Biodiversidade e Clima, Douglas Moraes, vai apresentar projetos que tiveram êxito no Rio e podem servir de inspiração e exemplo para outras grandes cidades participantes. É o caso do Hortas Cariocas, programa criado em 2006, que já conta com 59 hortas espalhadas pelo município e premiado internacionalmente. Somente neste ano, cerca de 60 toneladas de alimentos orgânicos foram produzidos, contribuindo para uma alimentação mais saudável da população carioca.

Outro programa de sucesso é o Refloresta Rio, que há 36 anos atua no combate aos efeitos da expansão desordenada, reduzindo a ocorrência de deslizamentos e contribuindo para o aumento da cobertura vegetal e para a melhoria do microclima. O programa já atingiu a marca de 3.600 campos de futebol em área recuperada na cidade.

O evento também vai dar espaço para que a Cidade Maravilhosa reafirme seu compromisso com a redução da emissão de carbono, por meio de projetos desenvolvidos pelo setor de Mudanças Climáticas da secretaria.

– Esta COP permitiu a efetiva participação das cidades nas discussões mundiais sobre as ações voltadas para a conservação da biodiversidade, e a SMAC tem papel preponderante neste processo de interlocução, seja com os atores externos, governos subnacionais, sociedade civil e demais atores – ressaltou o subsecretário Douglas Moraes.

A COP 15 promete ser um encontro histórico, reunindo governos e empresas de todo o mundo para estabelecer um novo acordo global. O principal objetivo da conferência deste ano é definir o Marco Global de Biodiversidade pós-2020, que se tornará o plano mundial mais ambicioso já desenvolvido para esta causa ambiental. O evento vai até o dia 19 de dezembro.

• 13 de dezembro de 2022