Guardas municipais apreendem adolescente com mandado em aberto após tentativa de calote no BRT

Publicado em 19/09/2019 - 12:27 | Atualizado

Guardas municipais da 14ª Inspetoria (Santa Cruz) apreenderam um adolescente de 15 anos na quarta-feira, dia 18 de setembro, por desacato e desobediência após flagrante de tentativa de evasão do sistema de transporte BRT, na estação de Santa Cruz, na Zona Oeste. Os guardas estavam atuando no patrulhamento preventivo no entorno da estação e foram acionados por um funcionário, que flagrou a ação.

Ao ser abordado pelos guardas, o adolescente agiu com muita agressividade, xingou e tentou puxar a pistola de eletrochoque de um dos agentes. Foi necessário contê-lo para impedir que ele se ferisse ou agredisse a equipe. Com o adolescente ainda foi encontrado um garfo, que ele disse usar para abrir a porta de sua casa.

Após a apreensão, ele foi conduzido para a 35ª DP (Campo Grande) e, em seguida, para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), onde ficou apreendido devido a mandado de busca e apreensão em aberto. O caso foi registrado como desobediência e desacato.

A Guarda Municipal do Rio atua desde outubro de 2018 na coerção a evasão do pagamento de tarifa do BRT. Nesse período, já foram aplicadas 5.663 multas por flagrantes do tipo. A GM-Rio também já registrou 18 ocorrências de prisões, apreensões ou conduções de acusados para delegacia após flagrantes de delitos e crimes no BRT, como furtos, roubos, agressões e importunação sexual, além de prestarem diversos tipos de auxílios ao público, como em casos de queda de usuários e idosos perdidos.

Adolescente acolhido no Centro

Também na quarta-feira, 18, guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE) atuaram no acolhimento de um adolescente de 16 anos em situação de vulnerabilidade na Avenida Rio Branco com Rua do Ouvidor, no Centro do Rio. Os guardas estavam patrulhando a região e avistaram grupo atirando pedras contra um estabelecimento comercial. Quando os guardas se aproximaram, o grupo se dispersou, mas o adolescente foi apreendido. Os agentes o levaram para a DPCA e em seguida para o Conselho Tutelar da região, onde ficou aos cuidados da equipe de conselheiros.

• 19 de setembro de 2019