Publicado em 28/11/2019 - 17:32 | Atualizado em 28/11/2019 - 18:22
  • Início/
  • /
  • Com mais de 100 escolas da rede municipal, o bairro de Campo Grande ganha uma nova sede para a Biblioteca Manuel Ignácio da Silva

Com mais de 100 escolas da rede municipal, Campo Grande ganha uma nova sede para a BibliotecaO bairro de Campo Grande recebe da Prefeitura do Rio uma nova Biblioteca Manuel Ignácio da Silva, que mudou de endereço e agora está localizada no centro. O prédio, com dois pavimentos, tem um espaço dedicado às crianças. E este é um aspecto muito importante, considerando que existem mais de 100 escolas localizadas em Campo Grande. A biblioteca conta com um acervo de mais de 10 mil livros para crianças, jovens e adultos, além de livros destinados aos deficientes visuais. O espaço contribuiu com a formação leitora do bairro desde 1952, levando conhecimento, cultura e arte para os moradores.

No evento de reinauguração do espaço, estavam presentes o secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder; a subsecretária municipal de Cultura, Danielle Barros; e a assessora especial Isabel Ornelas, representando a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane.

O novo local, acessível para todos, fica a cerca de dez minutos da estação de trem e cinco do calçadão de Campo Grande. Para o secretário municipal de Cultura, Adolfo Konder, o novo espaço cumpre com um dos principais pilares da atual gestão.

– Uma das minhas missões à frente da pasta da Cultura é a democratização do acesso à leitura, aos equipamentos culturais e à programação da Cidade. É preciso que a Cultura seja para todos os cidadãos cariocas. O morador da Zona Oeste recebe hoje um importante espaço de difusão do conhecimento, onde além do acesso ao livro, a Prefeitura promoverá saraus, atividades, encontros com autores. Esse conjunto de experiências favorece a aprendizagem e amplia horizontes do ser humano – enfatizou Konder.

Representando a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, a assessora Isabel Ornelas ressaltou a importância do resgate do espaço.

– É muito importante o resgate desse espaço e a educação se faz assim. As secretarias de Educação e Cultura caminham juntas em prol da comunidade local. Com mais de 160 escolas municipais na região desta CRE, alunos e responsáveis poderão se beneficiar do novo espaço e que precisam ter validado a sua história e a sua cultura.

A subsecretária municipal de Cultura, Danielle Barros, destacou a importância da nova localização.

– Temos várias escolas aqui no entorno, comércio também, além de ser um lugar bem movimentado. O trabalhador que quiser passar na hora do almoço e desestressar, pegar um livro e levar para casa, o estudante que quiser um local calmo para estudar, enfim, todos são bem-vindos. É a Secretaria Municipal de Cultura democratizando o acesso à leitura e formando novos leitores na Zona Oeste – disse Danielle.

• 28 de novembro de 2019