Vigilância Sanitária retorna ao Sambódromo com inspeções e ações educativas no Desfile das Campeãs

Publicado em 29/02/2020 - 13:31 | Atualizado
Agentes da Vigilância Sanitária municipal em ação durante o carnaval. Foto: divulgaçãoAgentes da Vigilância Sanitária municipal em ação durante o carnaval. Foto: divulgação

A terceira e última fase da Operação Carnaval da Subsecretaria de Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio acontece neste sábado (29/02), dia do Desfile das Campeãs, quando os técnicos retornam à Sapucaí para novas inspeções e mais ações de orientação ao público. Eles vão conferir ainda se nos pontos que apresentaram irregularidades as exigências sanitárias foram cumpridas. A Vigilância manterá também as atividades educativas feitas durante todo o carnaval no estande no Setor 7, onde 568 pessoas de 15 a 59 anos (entre a força de trabalho do Sambódromo e foliões) foram vacinadas contra o sarampo por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde que estará de novo no espaço com o serviço das 17h às 23h.

Nos cinco dias oficiais de folia (de 21 a 25 de fevereiro), 73 técnicos fiscalizaram o Sambódromo e entorno (incluindo Terreirão, Presidente Vargas e Terreirinho). Neste período, foram feitas 387 inspeções, com 118 infrações aplicadas. Somente na área da Passarela do Samba foram 306 vistorias, com 49 infrações, a maioria por falta de licença sanitária. Também foram coletadas 65 amostras de produtos para análise, cinco delas uma bebida que pode ser a causa da intoxicação em foliões de um bloco que desfilou domingo passado, dia 23, na Zona Sul.

Nos blocos, a maioria ds multas também foi por falta de licença sanitária. Do total das 69 multas, 62 foram por falta da licença, sendo 45 aplicadas em ambulâncias e 17 em veículos de alimentos. As demais foram três por falta de documento obrigatório dos veículos, três por equipe incompleta e uma por ausência de posto médico.