Prefeitura do Rio atualiza número de leitos covid-19, taxa de ocupação no SUS e fila da regulação

Publicado em 17/05/2020 - 08:34 | Atualizado em 17/05/2020 - 14:29
Leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 na rede municipal. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do RioLeito de internação em unidade municipal - Divulgação / Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já abriu 802 leitos exclusivos, desde o início da pandemia, para o tratamento da Covid-19. Deste total, 183 são leitos de UTI. Com a chegada de 306 respiradores e outros insumos, será possível abrir novos leitos ainda esta semana. Nessa primeira quinzena de maio foram abertos 329 novos leitos para o tratamento de pacientes com Covid, 100 deles no Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro, onde há 80 pacientes, sendo 26 em leitos de UTI.
Em toda a rede municipal, há 602 pessoas internadas em leitos dedicados à Covid-19, sendo 154 em UTI.
Nos leitos ocupados há rotatividade de vagas por causa de altas e óbitos, além de transferências para leitos de UTI que dão retaguarda às enfermarias de Covid e são usados quando o estado do paciente se agrava.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que esses leitos que aparecem como “livres” na plataforma da regulação estão em unidades especializadas, como maternidades, psiquiátricas e pediátricas, e que não podem ser usados para Covid-19, já que a rede continua de portas abertas para pacientes com outras necessidades.

Taxa de Ocupação SUS

Em toda a rede SUS na cidade do Rio, que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais, há 1.720 pacientes internados com suspeita de Covid, sendo 630 em UTI. A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS no município é de 85%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de Covid é de 79%, também no município.

Fila para transferência

Em todos os hospitais públicos da cidade do Rio – e não apenas nas unidades da rede municipal – há 607 pessoas na fila da regulação, aguardando transferência para leitos dedicados à Covid-19, sendo 308 para leitos de UTI. Os pacientes podem ser regulados para internação em qualquer uma das diferentes redes, seja federal, estadual ou municipal.

Painel Rio Covid-19

Os dados sobre número de pacientes são alterados ao longo do dia e a atualização é divulgada diariamente no Painel Rio Covid-19, após as 18h.  Clique aqui para ter acesso.