Prédio de centro de acolhimento é abraçado para marcar Dia Internacional do Combate à LGBTIfobia

Publicado em 17/05/2021 - 18:59 | Atualizado em 17/05/2021 - 19:03
Abraço ao Centro de Acolhimento LGBTI, na Lapa - Fernando Maia / Prefeitura do Rio

O prédio do Centro Provisório de Acolhimento (CPA) LGBTI da Prefeitura do Rio, na Lapa, que abriga atualmente 50 pessoas, foi abraçado por dezenas de pessoas para marcar o Dia Internacional do Combate à LGBTIfobia. O evento foi um reconhecimento à importância da inserção social de pessoas LGBTI em situação de vulnerabilidade. Também foi apresentado o Manual para Evitar a Violência LGBTIfóbica.

– É um dia importante, de luta, para pôr para fora as dificuldades dessa comunidade. Diariamente pessoas são mortas apenas por causa da sua orientação sexual. Cada um faz do seu corpo e do seu amor o que quiser, infelizmente nem todo mundo compreende essa dinâmica – afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro.

Coordenador executivo do Grupo Arco-Íris e da Aliança Nacional LGBTI+, Cláudio Nascimento reforçou a necessidade de discutir o assunto com a sociedade:

– Muitas vezes a gente não discute a violência estrutural, que é aquela que ataca a capacidade econômica da comunidade. A Assistência Social é a área mais importante para acabar com a violência estrutural, porque a LGBTIfobia não pode ser respondida só com polícia.

Nesta terça-feira (18/05), às 14h, será realizada atividade do projeto “Transportar para o Amanhã”, com a oficina “Compartilhando histórias, experiências e trajetórias de vida”, em parceria com o Instituto Transformar Shelida Ayana. E na quinta-feira (20/05), no mesmo horário, a oficina “Processo de retificação civil (nome e gênero), como solicitar Carteira de Identificação Social, como retificar dados na Receita Federal, no Cartório Eleitoral e no INSS”, em parceria com o Grupo Pela Vidda Rio. Sempre no CPA LGBTI, na Rua Tenente Possolo, 49, Centro.

Dia do Combate à LGBTIFobia: Saiba como recorrer à Coordenadoria Executiva da Diversidade Sexual