Ambulante Legal distribui mais 200 crachás para trabalhadores de seis bairros

Publicado em 15/08/2019 - 15:34 | Atualizado
Thomy Nunes, ambulante há 40 anos: crachá para ele é dignidade no trabalho. Foto: Filipe Barboza / Prefeitura do RioThomy Nunes, ambulante há 40 anos: crachá para ele é dignidade no trabalho. Foto: Filipe Barboza / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou nesta quinta-feira, 15 de agosto, mais 200 crachás de identificação do Ambulante Legal para trabalhadores que atuam em São Cristóvão, Centro, Caju, Paquetá, Mangueira e Santo Cristo. O programa já alcançou 30 bairros e  distribuiu mais de 2,5 mil documentos do tipo. A ação  proporciona estabilidade e dignidade aos ambulantes, que podem trabalhar legalizados, sem correr risco de ter suas mercadorias apreendidas. E facilita, para fiscais e população, a identificação dos trabalhadores e das mercadorias que vendem.

– O crachá tem valor, representa seu documento. Ele tem a assinatura da Prefeitura, é a lei, o direito que você está recebendo do povo que elegeu o prefeito, a sua autorização. Ali onde você trabalha é o seu local – disse Crivella, antes de distribuir os documentos pessoalmente a cada um dos beneficiados.

Thomy Nunes, 67 anos, ambulante há quatro décadas, vende roupas no entorno da Rodoviária Novo Rio. Com o trabalho de ambulante, criou duas filhas, hoje casadas e formadas em direito (uma delas, delegada de polícia, contou). O crachá no peito é uma conquista para ele.

– Estou muito feliz pelo que o trabalho na rua me deu, sou grato a essa cidade. Hoje estamos recebendo um documento que dá mais dignidade para nós, trabalhadores da rua – afirmou o paraense de Marajó.

Ambulantes aguardam em solenidade no Palácio da Cidade para pegar seus crachás do programa Ambulante Legal. Foto: Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio

Tecnologia a serviço da transparência

Os crachás para os bairros contemplados nesta quinta são de uma segunda remessa a esses locais. Os documentos dispõem de QR Code, código de barras bidimensional de resposta rápida que permite não só à fiscalização, mas também à população, acessar informações como nome, número de inscrição e mercadorias que o ambulante está autorizado a vender. Além disso, por meio da tecnologia, é possível conferir o local onde o trabalhador está autorizado a atuar.

Criado através do Decreto 44.838/2018, em agosto do ano passado, o Ambulante Legal organiza e facilita a identificação dos ambulantes autorizados a trabalhar na cidade. O programa propõe, inclusive, a implementação de políticas públicas de qualificação profissional aos trabalhadores.

Os seguintes bairros tiveram ambulantes regularizados:

Centro (2 entregas)

Caju  (2 entregas)

Mangueira  (2 entregas)

Paquetá (2 entregas)

Santo Cristo (2 entregas)

São Cristóvão (2 entregas)

Copacabana

Leme