Publicado em 28/08/2019 - 18:01 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Imortal Antônio Torres se encontra com estudantes da Prefeitura do Rio para debate literário nesta quinta, 29/8
Imortal Arnaldo Niskier participa de debate com alunos da Prefeitura do Rio

O programa Ciranda com Autores, da Secretaria Municipal de Educação, está levando imortais da Academia Brasileira de Letras para darem uma verdadeira aula de literatura para alunos da Prefeitura do Rio. A proposta é incentivar a produção literária dos estudantes, valorizar o enriquecimento cultural e intelectual através da leitura e escrita, tendo como ponto focal um debate, entre os alunos e os consagrados imortais da ABL, acerca da obra de um escritor consagrado da literatura brasileira. Neste ano, o autor escolhido é Monteiro Lobato. E nesta quinta-feira, 29/8, às 9h30, o acadêmico, escritor e titular da cadeira nº 23 da ABL há seis anos, Antônio Torres, estará no Casarão – Centro Cultural De Santa Cruz, na zona oeste, para conversar sobre a prosa do criador do Sítio do Pica-pau Amarelo.

Exímio contista, cronista e autor de romances constituídos por cenários rurais e urbanos, Antônio Torres ganhou o prêmio Machado de Assis, em 2000, pelo conjunto de sua obra. O imortal também ocupa a cadeira nº 9 na Academia de Letras da Bahia. Nas escolas, os alunos produzirão redações baseadas na vida e obra do criador de Monteiro Lobato. Os melhores textos serão premiados pelos próprios imortais na sede da ABL, em novembro.

A programação continua no dia 9/9, segunda-feira, às 17h. O último encontro da edição 2019 da Ciranda com Autores será com a escritora Nélida Piñon, no Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos, no Centro.

“Reinações de Narizinho”, “O Saci”, “Emília no País da Gramática”, “Histórias de Tia Anastácia”, “A Reforma da Natureza” e muitas outras obras deixadas por Monteiro Lobato estarão sendo trabalhadas nas salas de aula, neste semestre, para inspirar os estudantes em suas produções literárias.

Para a gerente de leitura da SME, Carla Celestino, a difusão da leitura e escrita através da homenagem a grandes autores “aproxima os estudantes dos imortais, amplia o repertório e desenvolve os talentos da rede municipal”.

— A Ciranda com Autores deste ano vem com uma novidade, que é a inclusão das turmas de 4º ano nesse projeto, ampliando a participação da rede. Monteiro Lobato é um grande escritor, que faz parte da infância de muita gente. A parceria com a ABL é algo muito feliz para os professores, alunos e para nós, pois esse contato aproxima a escola de talentos reconhecidos no mundo literário, servindo de estímulo para a escrita deles. É muito importante a escuta e a troca de ideias – enfatiza Carla.

Já encontraram estudantes e professores os escritores imortais Carlos Nejar e Antônio Cícero, na segunda-feira, 26/8, na Escola Municipal Pio X, no Tanque, e no auditório da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, em Olaria, respectivamente; o gramático, filólogo e imortal Evanildo Bechara, na terça-feira, 27/8, no Auditório da 5ª Coordenadoria Regional de Educação, em Rocha Miranda; e o escritor, jornalista, professor e imortal Arnaldo Niskier, na quarta-feira, no auditório da Escola de Formação Paulo Freire, no Centro.

O concurso

Todas as unidades escolares da rede municipal de Ensino do Rio podem participar da seleção, voltada para alunos do 4º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos, de todas as CREs, divididos em três categorias: A (4º ao 6º), B (7º ao 9º) e C (EJA).

As redações devem ser desenvolvidas em prosa ou verso, até o dia 20/9. A categoria A deverá enviar textos de 10 a 20 linhas. Para a categoria B, serão aceitos textos de 15 a 30 linhas. Já para os alunos da categoria C, a produção poderá ser feita entre 10 e 30 linhas. O material poderá ser digitado ou manuscrito, em letra legível. Os trabalhos deverão conter no rodapé: nome do aluno, ano, turma, nome do professor orientador, disciplina que leciona e cargo, nome da escola, designação do diretor e identificação da CRE.

As redações serão corrigidas por quatro comissões locais, regionais e municipais, compostas pela direção da escola, servidores das Gerências de Educação das CREs, por funcionários no Nível Central e por membros da Academia Brasileira de Letras, designada pelo presidente da ABL, composta por três Acadêmicos. Serão selecionados 23 textos, sendo 11 de cada categoria. As melhores produções serão premiadas no dia 28/11, na sede da ABL.

• 28 de agosto de 2019