Escolas da Prefeitura do Rio têm produções selecionadas no Anima Mundi 2019

• Início/
  • /
Escolas da Prefeitura do Rio têm produções selecionadas no Anima Mundi 2019

Três escolas da Prefeitura estão apresentando seus filmes na 27ª edição do Anima Mundi, o maior Festival Internacional de Animação do Brasil, que recebe curtas e longas de animadores renomados de todo o país e também do exterior. As animações produzidas por alunos e professores da Rede Municipal estão entre os 29 vídeos selecionados na categoria Futuro Animador, que conta ainda com as participações de países como Portugal, Argentina e Bélgica. O festival é realizado entre os dias 17 e 21 de julho, no Rio de Janeiro, e dos dias 24 a 28, em São Paulo. As animações das escolas da Prefeitura do Rio serão exibidas nesta quarta-feira (17/07) e na sexta-feira (19/07), nas salas de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o projeto Anima Escola, criado pela equipe do Anima Mundi há 17 anos, professores da rede participam de oficinas e cursos livres para que possam produzir em sala de aula com seus alunos os seus próprios filmes de animação. Todos os docentes que tiveram suas animações selecionadas para a edição deste ano são participantes ativos dos cursos que o projeto oferece e anualmente produzem novas animações.

Escolas da Prefeitura do Rio têm produções selecionadas no Anima Mundi 2019A Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera, em Irajá, teve duas animações selecionadas para a edição do Anima Mundi 2019. Com direção dos professores Gabriel Couto Fernandes e Rachel da Silveira Caé, o vídeo “A Menina do Jongo” fala sobre a dança de roda brasileira com origem africana praticada ao som de tambores. A animação conta a história de uma menina chamada Luísa que quer aprender a tocar tambor, mas é impedida por ser do sexo feminino.

Escolas da Prefeitura do Rio têm produções selecionadas no Anima Mundi 2019No curta “Saudação Tropicaliente”, os alunos do 6º ao 9º ano dessa mesma escola municipal de Irajá apresentam a cultura popular brasileira com a canção que leva o mesmo nome da animação. De autoria dos estudantes, a música foi premiada com o 3º lugar na 30ª edição do Festival da Canção das Escolas Municipais, realizado em setembro de 2018.

A Escola Benjamin Constant, no Santo Cristo, abordou a vida de Benjamin, um rapaz que perdeu seus pais e teve que sair da escola. Certo dia, ele ganhou uma máquina do tempo que o levou para uma viagem incrível. O passado ensina uma linda lição para o garoto. A direção é do professor José Leandro Cardoso. A animação se chama “Benjamin e a sua história”.

A animação “O burrinho Candinho”, produzido pela professora Isabella Paulino da Silva e os alunos do Ciep Zumbi dos Palmares, em Coelho Neto, conta a história de Maria e seu companheiro, o burrinho Candinho. Um dia, quando ela estava passeando com animal pela estrada, foi surpreendida por um fato mágico que muda a amizade deles para sempre.

• 17 de julho de 2019