Clube do BRTzinho leva cultura e conhecimento para alunos de escola municipal

• Início/
  • /
Clube do BRTzinho leva cultura e conhecimento para alunos de escola municipal

Clube do BRTzinho leva cultura e conhecimento para alunos de escola municipalPor meio de uma parceria entre o Consórcio BRT Rio, a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação, o projeto Clube do BRTzinho ganhou novo formato e terá calendário fixo em 2020, assim que a garotada voltar às aulas. Na tarde da última terça-feira, dia 19, o projeto piloto trouxe cerca de 80 alunos da Escola Municipal Professor Carlos Delgado de Carvalho, que fica no Recreio dos Bandeirantes, para conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT e depois assistir ao espetáculo “De olho na pista”, sobre conscientização no trânsito.

Dentro do Centro de Controle Operacional, o maior centro de controle de um modal de transporte público no Brasil, com 100 telões que transmitem toda a movimentação do sistema, eles viram como toda esta engrenagem funciona.

– Muito importante a realização de parcerias como essas. Temos 650 mil alunos na Rede Municipal de Ensino, a maior da América Latina. Todas as ações com nossos alunos têm um grande potencial de repercussão. Nossos cuidados vão além do conteúdo pedagógico de qualidade. Também nos preocupamos em formar cidadãos cada vez mais conscientes e respeitosos com o espaço público. Aqui, eles aprendem a valorizar a ação do próximo e os impactos de um sistema grandioso de mobilidade. Seguindo as regras, vão ajudar a construir uma cidade melhor – disse a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane.

Clube do BRTzinho leva cultura e conhecimento para alunos de escola municipalEstudantes do quarto e quinto anos, além de alunos do projeto Carioca 1, embarcaram na Estação Gilka Machado, onde já começaram a aprender um pouco sobre a história do BRT no Rio, e seguiram para o Terminal Alvorada.

– Eu percebi que eles ficaram muito surpresos com tudo que viram no CCO, aquela sala enorme com 100 telões. Eles não tinham esta noção de sistema, que todas as estações e terminais são monitorados em tempo real – contou Valéria Dias, professora do quinto ano.

Clube do BRTzinho leva cultura e conhecimento para alunos de escola municipalOs alunos também ganharam um kit com revistinhas sobre o BRT, um articulado para montar e lápis de cor. Após o minitour pelo CCO, o grupo de estudantes foi até a Cidade das Artes para curtir o espetáculo “De olho na pista”. A dupla Jujuba e Ana ensinou sobre o respeito às regras no trânsito e os cuidados com o transporte público com muita música e humor. O pequeno Callebe Tavares, do quinto ano, aprovou o passeio.

– Eu curti muito. Hoje aprendi mais sobre as utilidades das placas, o que elas significam e que é sempre muito importante prestar atenção no trânsito.

Para o presidente do Consórcio BRT Rio, Luiz Martins, ações como essa ajudam na formação de cidadãos.

– É fundamental começar esse trabalho de conscientização do uso do transporte público desde cedo para que os estudantes compreendam que ações como calote, vandalismo e mau uso dos coletivos podem comprometer a qualidade das viagens deles próprios e suas famílias. Sabemos também que os filhos são capazes de influenciar os pais, alertando sobre maus hábitos no dia a dia. Esperamos formar passageiros mais conscientes sobre seus direitos e deveres – destacou o presidente do Consórcio BRT Rio, Luiz Martins.

• 22 de novembro de 2019