Alunos do maternal de creche municipal lançam livros de ilustrações

Publicado em 13/12/2019 - 19:21 | Atualizado em 13/12/2019 - 19:30
  • Início/
Alunos do maternal de creche municipal lançam livros de ilustrações

Os alunos da turma 32 da Creche Municipal Rachel Dias Leite são conhecidos como “Os pensadores” – por seus questionamentos e por cobrarem de seus professores atividades em que aprendessem algo novo. Assim que suas professoras, Adriana Gonçalves e Cíntia Lemos, contaram sobre a famosa estátua de Rodin, “O Pensador”, eles escolheram, por votação, que passariam a ser chamados da mesma forma que a escultura do artista francês. Apesar da pouca idade – são crianças entre 3 e 4 anos – são eles que propõem muito do que têm interesse em aprender em sala de aula. E o mais importante: são escutadas.

Uma das grandes vontades da turma era saber ler e escrever o mais rápido possível. Por isso, Adriana e Cíntia com a ajuda das agentes de Educação Infantil Eloisa Cristina Mendes e Patrícia Rossani — utilizando os princípios da Alfabetização Discursiva, ou seja, os modos de agir, pensar, falar, sentir das crianças vão se constituindo e adquirindo sentido a partir das relações sociais — introduziram no dia a dia da turma livros de poesia de autores como Manuel de Barros e Manuel Bandeira. Mas foi a “Antropologia Poética”, do português Carlos Drummond de Andrade, a grande inspiração para uma ideia primorosa para estes alunos do Maternal II.

As ilustrações do exemplar inspiraram os pequenos e incentivaram as professoras a planejar a produção de um livro com os desenhos dos alunos. No final do ano, assim que ficou completo, foi organizado um lançamento oficial da obra, com direito a manhã de autógrafos e a presença de convidados especiais: pais, responsáveis e familiares dos jovens autores.

Fernanda Costa Ramos é mãe da “pensadora” Isabela Ramos, de 4 anos, aluna da Creche Municipal Rachel Dias Leite desde o maternal I. Disse que ficou muito curiosa, pois não sabia o que esperar de um livro produzido pela filha e seus colegas, mas confiou na iniciativa das professoras, que sempre estimularam a criatividade das crianças.

— Esta creche conta com um time sensacional de funcionários. Todos são muito acolhedores e sempre envolvem as famílias nas atividades. Desde a direção aos cozinheiros, todos são muito preocupados e atenciosos com as crianças. Depois que ingressou na creche, o desenvolvimento da Isabela foi gritante, por isso estamos maravilhados com os resultados das atividades promovidas— comenta Fernanda.

A professora Adriana Gonçalves, durante seus 20 anos como educadora, jamais abriu mão de formar jovens leitores logo na educação infantil, e o “jeitinho” da turma 32 ajudou nessa missão. Segundo ela, seus 24 alunos “pensadores” já são apreciadores de livros, mesmo nas famílias em que os pais não têm o hábito de ler.

— Apesar de não serem alfabetizados, em média, 90% deles sabe identificar as palavras e 60% consegue, espontaneamente, escrever seu próprio nome ou palavras simples, de uma ou duas sílabas. O mais legal é que, apesar da pouca idade, alguns já desenvolveram até coordenação motora suficiente para darem seus primeiros passos na escrita — conta Adriana, orgulhosa.

• 13 de dezembro de 2019