‘Bora Marcar’: nas dicas culturais para o fim de semana tem arraiá, música e espetáculo de dança afro

Publicado em 05/07/2019 - 17:18 | Atualizado
Arraiá na Areninha Gilberto Gil, em Realengo. Foto: divulgaçãoArraiá na Areninha Gilberto Gil, em Realengo. Foto: divulgação

É tempo de festas julinas, e elas estão na programação dos equipamentos municipais de cultura para este primeiro fim de semana do mês. Mas não é só. Tem show do Pretinho da Serrinha e espetáculo de dança afro-brasileira.

Arraiá

O arraiá da Areninha Carioca Gilberto Gil agita o espaço nos dias 5 e 6 de julho (sexta-feira e sábado), a partir das 17h, com apresentação de quadrilhas, brincadeiras e show do Pé de Serra. A areninha fica na Avenida Marechal Fontenele, 5.000, em Realengo.

Dança no Teatro Carlos Gomes

O espetáculo de dança Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá é uma realização do grupo Tambor de Cumba, sob direção artística da bailarina e professora Aninha Catão, atuante no cenário cultural afro-brasileiro, no Rio de Janeiro. O projeto é baseado no importante trabalho, homônimo à iniciativa, do conhecido Babalawo Marcelo Monteiro, que percebeu a necessidade de levar para a sociedade as tradições culturais iorubás e contribuir no entendimento sobre a ancestralidade africana.

A finalidade do Cosmogonia Africana é despertar no público o imaginário sobre o surgimento das primeiras formas de vida no mundo. Ao som de tambores, coreografias típicas da cultura afro-brasileira explicam a importância e o papel dos elementos primordiais da natureza: o fogo, a terra, o ar e a água para o povo iorubá, e apresentam os ancestrais relacionados a tais elementos – os Orixás.

Cosmogonia Africana – A Visão de Mundo do Povo Iorubá
Ingressos: R$ 30 (meia entra a R$ 15)
Funcionamento da Bilheteria: quarta a domingo, das 14h às 20h.
Teatro Municipal Carlos Gomes
Praça Tiradentes, s/nº – Centro, Rio de Janeiro
Datas: 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de julho de 2019
Horário: Sextas e sábados, às 19h. Domingos, às 18h.
Duração: 2 horas
Vendas online: clique aqui.

Samba no Imperator – Centro Cultural João Nogueira

Pretinho da Serrinha é atração no Imperator. Foto: divulgação

O primeiro CD ninguém esquece. E, no caso do primeiro CD do Pretinho da Serrinha, ele já nasce inesquecível. O sambista faz show neste sábado, dia 6, às 21h. Participações especiais: Maria Rita e Velha Guarda do Império Serrano. No repertório, as novidades “Paratodos”, “Galope” e “Som de Madureira”.

Pretinho da Serrinha
Sábado, 6 de julho, 21h
Imperator – Centro Cultural João Nogueira
Rua Dias da Cruz – 170
Ingressos: a partir de R$ 25
Abertura da casa: uma hora antes do espetáculo
Classificação Etária: 16 anos.

• 5 de julho de 2019