Publicado em 06/03/2020 - 17:49 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Volta às aulas: SMTR lacra 3 veículos de transporte escolar e aplica 29 multas por irregularidades no serviço

Fiscais da Secretaria Municipal de Transportes realizaram, nesta semana, uma ação de volta às aulas, com foco no transporte escolar, no Recreio dos Bandeirantes e na região da Barrinha, Zona Oeste da cidade.

A equipe lacrou três veículos e aplicou 29 multas por irregularidades na prestação do serviço como: transporte escolar sem autorização, falta do uso do cinto de segurança e monitores sem o cartão de identificação de auxiliar de transporte, transitar em pista de rolamento, dirigir sem a carteira nacional de habilitação e selo vencido.

As ações da SMTR seguem intensificadas, em diversos pontos da cidade, com o objetivo de verificar as condições dos veículos que realizam transporte de passageiros, bem como os serviços ofertados aos usuários. Se irregularidades forem flagradas, as punições previstas são aplicadas.

Saiba como identificar o transporte escolar regular

O transporte escolar deve ser realizado por profissionais e veículos credenciados pela SMTR. Para identificar um veículo regular, esteja atento às orientações abaixo:

– o veículo deve ter placa vermelha;
– faixa amarela medindo 40 cm de largura em toda extensão das partes laterais e traseira da carroceria, escrito escolar em preto;
– o número da Autorização deve estar fixada no veículo;
– selo de vistoria anual também aparente;
– cartão de identificação do Autorizatário / Auxiliar fixado junto ao pára-brisa.

Caso identifique veículos de transporte escolar circulando que não apresentem os itens acima, anote os dados dele e registre na Central de Atendimento da Prefeitura, 1746, para direcionar as ações da SMTR a fim de coibir a atuação dos serviços irregulares, que podem oferecer riscos aos usuários.

• 6 de março de 2020