Prefeitura inicia ação integrada para melhorias nos serviços do BRT

Publicado em 04/01/2021 - 12:42 | Atualizado em 05/01/2021 - 10:21
Operação se concentra nas 26 estações com maior movimento, durante 15 dias Foto: William Werneck/Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) iniciou na manhã desta segunda-feira (04/01), na Estação do BRT Santa Cruz, uma ação integrada, em parceria com outros órgãos municipais, para oferecer um serviço de mais qualidade aos usuários do BRT e reduzir o risco de transmissão da COVID-19. A operação contempla as 26 estações com maior movimento de passageiros. As equipes estiveram à tarde no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.

– Esta foi a primeira ação de ordenamento, limpeza, manutenção e distribuição de máscara em 26 estações de maior aglomeração. Começamos uma campanha de conscientização para que as pessoas usem máscara no transporte, falem pouco, não comam nem bebam para evitar a contaminação de COVID-19. Esta ação integrada tem como objetivo garantir mais conforto e maior sensação de segurança  aos usuários – afirmou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.

Os trabalhos serão realizados nesta e na próxima semana e terão a participação das secretarias de Ordem Pública, Saúde, Assistência Social, Conservação, Comlurb, CET-Rio, Rioluz e Subprefeituras, em conjunto com o BRT Rio, operador do sistema, para solucionar as irregularidades já identificadas em cada estação e no seu entorno.

Trabalhos serão realizados nesta e na próxima semana Foto: William Werneck/Prefeitura do Rio

Além de distribuição de máscaras aos usuários e orientações sobre protocolos sanitários, há acolhimento da população em situação de rua, combate ao comércio ambulante e ao calote nas estações, recolhimento de lixo, reforço na iluminação, poda de árvores, reparos da calha do BRT, calçadas e travessias, fiscalização do transporte alternativo irregular, entre outros serviços.

As 26 estações beneficiadas com a ação integrada da prefeitura são:

CorredorTransCarioca: André Rocha, Aracy Cabral, Curicica, Madureira –Manaceia, Mercadão, Pinto Teles, Praça do Bandolim, Tanque,Taquara, Terminal Aroldo Melodia, Terminal Madureira – Paulo daPortela, Via Parque e Vicente de Carvalho.

Corredor TransOeste:Bosque Marapendi, General Olímpio, Gláucio Gil, Magarça, MatoAlto, Nova Barra, Pingo D´Água, Recreio Shopping, Salvador Allende,Santa Cruz, Terminal Alvorada e Terminal Jardim Oceânico.

CorredorTransOlímpica: Terminal Recreio.

Reabertura de sete estações

A Secretaria de Transportes também elaborou um plano para a reabertura de sete das 56 estações fechadas nos corredores de BRTs neste primeiro mês de trabalho – todas na Zona Oeste. Já nesta segunda-feira foram reativadas as estações Pinto Teles e Bosque Marapendi (Módulo Expresso). Tanque (Módulo Expresso), André Rocha, General Olímpio, Nova Barra e Praça do Bandolim serão as próximas. Todas estão passando por pequenos reparos. Durante este mês de janeiro, a secretaria divulgará um  cronograma  de reabertura de outras estações.

Superlotação

Para reduzir a superlotação dos ônibus, a SMTR está desenvolvendo um estudo, junto ao BRT Rio, sobre a frota disponível de ônibus articulados e a demanda de passageiros. O objetivo é reorganizar a distribuição de linhas e diminuir a concentração de passageiros nas estações, principalmente em horários de pico da manhã e à tarde.

Eduardo Paes e Nilton Caldeira tomam posse em solenidade na Câmara do Rio

• 4 de janeiro de 2021