Multas de trânsito: veja como fazer Defesa Prévia e Real Infrator pela internet

Publicado em 05/06/2020 - 13:28 | Atualizado em 05/06/2020 - 14:21

A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Transportes, disponibiliza os serviços de Defesa Prévia e Real Infrator para Pessoa Física pela internet, tendo em vista este período de isolamento social.

Prefeitura inicia retomada de serviços relacionados a transportes, com restrições

Confira abaixo o passo a passo para efetuar os procedimentos sem sair de casa:

Real Infrator:

– Faça login no portal Carioca Digital: http://carioca.rio;
– Escolha a opção “Veículo e Estacionamento”. Depois, clique em “Recurso de multas”;
– Inclua a placa que deseja consultar, à esquerda da página. Após, clique no botão “Salvar” e a placa cadastrada aparecerá na lista à esquerda.

OBS.: Há duas maneiras de fazer a apresentação do Real Infrator:

1. Solicite que os pontos referentes a uma infração sejam transferidos para o usuário que está conectado no Carioca Digital, ou seja, para que ele assuma os pontos da infração em questão. Nesse caso, informe o número da infração no campo indicado na parte inferior esquerda da tela.

No próximo passo, informe os dados solicitados e anexe os documentos pedidos.

2. O proprietário do veículo, conectado no Carioca Digital, também pode indicar o Real Infrator de uma infração. Nesse caso, o cidadão deve clicar na placa à esquerda da tela e consultar a infração à direita. Abaixo de cada infração que estiver no prazo para abertura de recurso, aparecerá o botão “Indicar Real Infrator”. Clique nesse botão e, em seguida, preencha as informações solicitadas.

O condutor indicado receberá por e-mail um convite solicitando que acesse o Carioca Digital e aceite a indicação realizada. Após a confirmação, o procedimento estará realizado e a solicitação, aberta. O cidadão deverá aguardar a efetivação da troca de Real Infrator, que será encaminhada via sistema ao Detran/RJ.

Defesa Prévia:

– O proprietário do veículo, conectado no Carioca Digital, pode solicitar a abertura de recurso para Defesa Prévia de infrações, desde que esteja dentro do prazo.

– Nesse caso, faça login no portal Carioca Digital: http://carioca.rio;

– Clique na placa à esquerda da tela e consulte a infração, à direita;

– Abaixo de cada infração que estiver no prazo para abertura de recurso, aparecerá o botão “Defesa Prévia”, onde se deve clicar e preencher as informações.

– A solicitação será registrada e o cidadão poderá, posteriormente, consultar a infração para verificar o resultado da sua solicitação