Publicado em 05/01/2021 - 18:14 | Atualizado em 06/01/2021 - 09:59
  • Início/
  • /
  • Ação integrada da Prefeitura tem combate à transmissão de COVID e melhoria de serviços no Terminal Madureira
Ação começou na segunda-feira (04/01) na Estação do BRT Santa Cruz Foto: William Werneck/Prefeitura do Rio

A Secretaria de Transportes, a Subprefeitura da Zona Norte e outros órgãos da Prefeitura, em conjunto com o BRT Rio, realizaram nesta terça-feira (05/11) uma ação integrada no Terminal Madureira – Paulo da Portela para melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários do BRT. A operação teve como objetivo reduzir o risco de transmissão da COVID-19, além de garantir mais conforto e maior sensação de segurança aos usuários. Foram distribuídas máscaras doadas pelas parceiras Michelin e Blueman.

Durante a ação, a secretária de Transportes, Maína Celidônio, e a equipe técnica da SMTR percorreram, dentro de um ônibus do BRT, o trajeto entre o Terminal Madureira – Paulo da Portela e a estação Mercadão para monitorar de perto a qualidade do serviço.

— Vamos andar sempre no transporte público, inclusive no BRT. É fundamental acompanhar de perto a situação para identificar os problemas e buscar as soluções acertadas – disse a secretária.

Sobre a operação

Esta ação integrada contempla as 26 estações do BRT com maior movimento de passageiros e tem, além da SMTR, a participação das secretarias de Ordem Pública, Saúde, Assistência Social, Conservação, Comlurb, CET-Rio, Rioluz e Subprefeituras, em conjunto com o BRT Rio, operador do sistema, para solucionar as irregularidades já identificadas em cada estação e no seu entorno.

Além de distribuição de máscaras aos usuários e orientações sobre protocolos sanitários, há acolhimento da população em situação de rua, combate ao comércio ambulante e ao calote nas estações, recolhimento de lixo, reforço na iluminação, poda de árvores, reparos da calha do BRT, calçadas e travessias, fiscalização do transporte alternativo irregular, entre outros serviços.

As 26 estações beneficiadas com a ação integrada da prefeitura são:

Corredor TransCarioca: André Rocha, Aracy Cabral, Curicica, Madureira –Manaceia, Mercadão, Pinto Teles, Praça do Bandolim, Tanque,Taquara, Terminal Aroldo Melodia, Terminal Madureira – Paulo da Portela, Via Parque e Vicente de Carvalho.

Corredor TransOeste: Bosque Marapendi, General Olímpio, Gláucio Gil, Magarça, MatoAlto, Nova Barra, Pingo D´Água, Recreio Shopping, Salvador Allende,Santa Cruz, Terminal Alvorada e Terminal Jardim Oceânico.

Corredor TransOlímpica: Terminal Recreio.

Planejamento

Para reduzir a superlotação dos ônibus, a SMTR está desenvolvendo um estudo, junto ao BRT Rio, sobre a frota disponível de ônibus articulados e a demanda de passageiros. O objetivo é reorganizar a distribuição de linhas e diminuir a concentração de passageiros nas estações, principalmente em horários de pico da manhã e à tarde.

Prefeitura inicia ação integrada para melhorias nos serviços do BRT

• 5 de janeiro de 2021