Projeto Resgate: Segunda turma recebe certificado de capacitação profissional

Publicado em 21/12/2021 - 15:43 | Atualizado
Trinta e seis alunos do Projeto Resgate receberam o certificado de conclusão do curso - Divulgação

Trinta e seis alunos que participaram das aulas de capacitação profissional e pessoal do Projeto Resgate receberam, nesta terça-feira (21/12), o certificado de conclusão do curso. Iniciativa da Secretaria de Trabalho e Renda (SMTE), em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SMAS), os participantes são pessoas em situação de rua ou que estão em abrigos municipais. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura do Rio.

– A entrega dos certificados significa que vocês estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho formal. Significa também que é possível recomeçar, ter renda própria e resgatar a cidadania. Esse é o foco do Projeto Resgate destacou o Secretário de Trabalho e Renda, Sérgio Felippe.

Nos encontros, os alunos aprendem sobre apresentação pessoal, recebem informações sobre a utilização de mídias sociais, instruções para montar um currículo atrativo e dicas para apresentação em entrevistas de emprego. Para participar do projeto, a pessoa deverá ser atendida pelos equipamentos da Assistência Social do município há pelo menos seis meses, além de demonstrar interesse em regressar ao mercado de trabalho.

Após a certificação, os alunos são encaminhados para participarem de processos seletivos de vagas de emprego captadas pela SMTE e ainda terão acompanhamento durante seis meses das assistentes sociais da Prefeitura do Rio, após a contratação.

– Não adianta fazer o trabalho de acolhimento, colocar as pessoas nos abrigos, sem oferecer a porta de saída, que é o emprego. Quando o cidadão tem a possibilidade de retornar ao mercado de trabalho recebe a chance de sair definitivamente das ruas – disse a secretária de Assistência Social, Laura Carneiro.

Em 2022, o Projeto Resgate terá continuidade. Os cursos retornarão a partir de fevereiro, promovendo a capacitação daqueles que desejam  voltar ao mercado de trabalho e superar a condição de rua.