Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer comemora 15 anos

Publicado em 03/07/2019 - 18:21 | Atualizado em 03/07/2019 - 18:24
Jpeg

A Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer (CIDPN) está em festa, a instituição comemora neste mês de julho 15 anos de fundação. Para celebrar a ocasião, a direção ofereceu na última terça-feira (2), data do aniversário da creche, um café da manhã festivo para pais, alunos e funcionários. Além do evento, a equipe vem desenvolvendo uma série de atividades especiais com as crianças.

Logo na entrada da creche, já é possível perceber o clima de festa. O local abriga a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos durante todo o primeiro semestre com o tema “Uma viagem no tempo e no espaço”. Segundo a diretora, Rosângela de Almeida, a escolha do assunto partiu de três importantes datas comemoradas em 2019, o centenário da União Astronômica Internacional, os 50 anos da chegada do homem à lua e os 15 anos da Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer.

Além dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula, os alunos da pré-escola visitaram o Planetário da Gávea e ainda visitarão o Museu de Astronomia e Ciências Afins. “As crianças estão aprendendo e se divertindo muito, já estão nos dando aula sobre o assunto”, comemora a diretora.

15 anos de história

Inaugurada em 2 de julho de 2004 para receber os filhos dos servidores municipais, a Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer já atendeu 837 crianças e, atualmente, conta com 155 alunos matriculados na faixa etária de 1 a 5 anos e 11 meses.

À frente da instituição desde setembro de 2004, Rosângela Almeida conta com emoção a trajetória da creche e de como ela se confunde com a sua própria história. “Falar desse lugar é falar da minha vida, daquilo que eu amo fazer, trabalhar com educação infantil. Sou uma eterna sonhadora e encontrei aqui toda liberdade e apoio para oferecer, de maneira lúdica, uma educação de qualidade para essas crianças, me sinto muito realizada em ver aonde chegamos”.

Uma das conquistas mais comemoradas por Rosângela aconteceu em 2009 quando a instituição passou a oferecer a modalidade pré-escola, até então, o local funcionava apenas como creche, “foi uma luta da nossa equipe e também dos pais”. Outro feito marcante para a diretora foi a inclusão de professores de música, artes e educação física, um diferencial da creche institucional.

O amor pela educação infantil é um ponto em comum em todos os funcionários da instituição. A auxiliar do berçário Angélica da Silva é uma das colaboras mais antigas, integra a equipe desde a inauguração da CIDPN. “Entrei através de um programa de primeiro emprego e acabei me apaixonando pelas crianças, busquei me especializar na área, fiz o curso normal e o meu objetivo agora é cursar a faculdade de pedagogia”.

A diretora adjunta, Eliane Soares, também possui uma longa história com a creche, ela ingressou em 2006 como auxiliar, algum tempo depois, se formou em pedagogia, em 2009, passou para o concurso de auxiliar de creche da rede municipal de ensino e teve que deixar o local. “Fiquei muito triste em ter que sair daqui, mas a Rosângela me incentivou muito. Três anos depois, passei no concurso para professor de educação infantil. Minha experiência aqui foi muito importante durante todo esse período”. Em 2018, Eliane retorna como diretora adjunta através de um convite feito por Rosângela. “A gente se completa, nosso trabalho em equipe tem dado muito certo”, conta.

O resultado de tanto amor e dedicação pode ser observado no carinho dos alunos e dos pais pela instituição. Já com 11 anos, o ex-aluno Vitor Feliciano faz questão de visitar a creche sempre que pode, “sinto muitas saudades daqui, principalmente das atividades no pátio e das aulas de educação física”. A mãe de Vitor reforça o depoimento do filho, “ele é apaixonado por esse lugar, entrou com oito meses e ficou até a pré-escola, foi muito feliz aqui, o ensino é maravilhoso e prepara a criança para qualquer escola”, relata Evanise Feliciano, servidora da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os depoimentos comprovam que o lema da instituição “lugar de gente feliz” é seguido com sucesso por toda a equipe. A diretora garante ser uma prioridade, “nossa criança tem que ser feliz aqui, elas passam cerca de 11 horas conosco, fazemos o nosso melhor para que ela se encante a cada dia”.

A Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer está localizada no Centro Administrativo São Sebastião e destina-se exclusivamente, a filhos de servidores públicos municipais efetivos segurados do FUNPREVI. As vagas remanescentes são preenchidas através de sorteios realizados no início de cada ano.

Café da manhã comemorativo
Exposição “Uma viagem no tempo e no espaço”
Parte da equipe da creche
A diretora Rosângela com o ex-aluno Vitor e sua mãe Evanise