Rio celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ com programação que inclui cultura e saúde

Publicado em 28/06/2022 - 07:00 | Atualizado em 28/06/2022 - 07:46
Arcos da Lapa com iluminação para o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ - Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nesta terça-feira (28/6), a Prefeitura realiza ações de combate ao preconceito. E, até meados de julho, serão promovidos na cidade debates, campanhas de conscientização, festivais e feiras culturais. Além disso, os Arcos da Lapa exibem até esta noite, a partir das 18h, uma iluminação especial a laser, preparada pela Rioluz. A técnica utilizada na atração noturna, promovida pela Riotur, garante mais qualidade à visualização.

O dia do orgulho marca a Rebelião de Stonewall, uma série de manifestações da comunidade LGBT contra a polícia de Nova York, em 1969. No Rio, a data é celebrada por secretarias como as de Governo e Integridade Pública, por meio da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual (CEDS), Saúde, Cultura e Fazenda. Além da Riotur, a Procuradoria Geral do Município também está dedicada ao tema e, nesta terça, realiza um encontro, às 15h, sobre direitos do cidadão LGBTQIA+ carioca.

Neste mês, a CEDS lançou cursos voltados à população trans e, nesta segunda-feira (27/06), abriu inscrições para a primeira turma do Projeto Dam+, que oferece bolsas de estudo e aulas de reforço escolar para trans e travestis. O órgão terá um estande durante todos os dias do TriboQ, festival que começa nesta terça-feira, na Praça Mauá. No local haverá serviços como assistências jurídica e psicológica.

Também nesta terça-feira, o Projeto Arco-Íris faz ações na Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira, no Jacarezinho. Na quinta-feira (30/06), a CEDS lança a campanha de orgulho LGBTQIA+ na Lona de Madureira. Em julho, estão previstos eventos na Lona de Realengo e no Circo Voador. No dia 10, acontecerá a Feira Cultural Amo Diversidade, na Lapa.

Veja aqui a programação completa