Vacinação em massa contra Covid-19 dos moradores do Complexo da Maré imuniza mais 33 mil pessoas

Publicado em 01/08/2021 - 14:58 | Atualizado em 02/08/2021 - 07:14
A vacinação no Complexo da Maré imunizou mais de 33 mil pessoas - Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A vacinação em massa dos moradores do Complexo da Maré atingiu a meta, com a imunização de 33.774 pessoas. A ação faz parte de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a ONG Redes da Maré, com o objetivo de mapear o impacto da vacinação na população da comunidade. A população adulta que ainda não tinha sido imunizada recebeu a primeira dose em um dos 145 pontos de vacinação (PVs) espalhados por toda a localidade.

Tendo em vista as peculiaridades presentes em territórios de favelas e periferias, o estudo propõe um olhar que vai além do levantamento da efetividade direta das vacinas na proteção contra o vírus e suas variantes. Aspectos da doença em si, como a dinâmica de transmissão do vírus no território, a vigilância de suas variantes e o acompanhamento de possíveis efeitos adversos das vacinas serão outros pontos abordados pela pesquisa.

O imunizante utilizado na ação foi o da AstraZeneca/Fiocruz, com a vacinação exclusiva para moradores da Maré cadastrados em uma das sete unidades de Atenção Primária que atendem as comunidades da Maré. Os PVs funcionaram nas clínicas da família e centros municipais de saúde do complexo e também em escolas do território, na Vila Olímpica e nas associações de moradores de Morro do Tibau, Rubens Vaz, Vila do Pinheiro e Ramos/Roquete Pinto. Ao todo, 1.620 voluntários trabalharam nos quatro dias da ação.

• 1 de agosto de 2021