Publicado em 30/09/2020 - 14:42 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Secretaria Municipal de Saúde atualiza número de leitos para Covid-19 e taxa de ocupação na rede SUS da capital
leitosPrefeitura atualiza dados sobre ocupação de leitos na rede municipal de saúde. Foto: Divulgação/Núcleo de Imagens da Prefeitura

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a rede municipal está realizando atualmente a maioria absoluta dos atendimentos de Covid-19, visto que hospitais do estado e da iniciativa privada fecharam leitos dedicados ao tratamento da doença.

Importante ainda destacar que a Prefeitura do Rio é a única que mantém um hospital de campanha – o do Riocentro – em funcionamento, uma vez que unidades de outras esferas nem chegaram a operar em sua plenitude – e que, recentemente, parcerias privadas com o governo do Estado do Rio desmobilizaram hospitais de campanha.

Leitos municipais e taxas

A rede municipal possui 881 leitos para Covid-19. Deste total, 251 são leitos de UTI. O número de leitos especializados na rede é maior do que a demanda por internações para tratamento da doença.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS – que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais – no município é de 76%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 55%.

Importante ressaltar que a rede municipal não fechou nenhum leito de UTI.

Hospitalizações

Nas unidades da rede municipal, há 461 pacientes internados, sendo 225 em UTI.

A rede SUS na capital tem 811 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 386 em UTI.

Não há fila de espera, pois há leitos para todos os pacientes inseridos no sistema de regulação.

Em toda a rede SUS da Região Metropolitana 1 – que engloba a capital e municípios da Baixada Fluminense – 70 pessoas estão em processo de transferência para leitos de Covid-19. Deste total, 29 são para UTI.

• 30 de setembro de 2020