Prefeitura do Rio amplia testagem de Covid em ação drive-thru

Publicado em 27/11/2020 - 17:54 | Atualizado

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, neste sábado (28/11) a testagem de pacientes com sintomas de síndrome gripal em ação planejada em parceria com o Detran, ampliando o acesso dos cariocas ao serviço. O objetivo é testar pessoas com até sete dias do início dos sintomas – após este período, o índice de positividade do teste é muito baixo e, por isso, não é recomendada sua realização após o sétimo dia de sintomas.

A ação será realizada nos espaços de vistoria da Barra da Tijuca e do Catete, das 9h às 16h. Os atendimentos serão feitos por demanda espontânea, sem que as pessoas precisem sair de seus veículos. Esta ação é mais uma forma de auxiliar as pessoas que estão com suspeita da infecção pela Covid-19 e que precisam ser testadas de forma prática e rápida sendo extremamente útil para quem tem dificuldade de locomoção ou fragilidade na sua condição de saúde.

– Estamos dando mais um importante passo neste enfrentamento do vírus. Ampliamos a possibilidade do diagnóstico precoce, com os tomógrafos espalhados por toda a cidade. Agora, ampliamos ainda mais nosso serviço de testagem dos pacientes com suspeita da doença. E podemos garantir que é seguro ir aos locais de, ninguém precisa sair do carro. Todos os protocolos serão seguidos – garante o subsecretário de Atenção Primária, Leonardo El Warrak.

É importante salientar que só deve procurar o serviço quem que de fato estiver dentro dos sete dias de início dos sintomas e que preencha corretamente seus dados pessoais, principalmente os meios de contato, para que o resultado do exame seja enviado via e-mail ou disponibilizado na unidade de saúde mais próxima da residência.

– A ação visa ainda contemplar as pessoas que tenham dificuldades de locomoção. Como a testagem será feita no esquema drive-thru, tudo será feito com toda a segurança necessária para cumprir os protocolos sanitários e evitar contaminação – explica Warrak.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de manter, não só na ação de testagem, mas no dia-a-dia, as medidas preventivas, tais como distanciamento social, uso de máscaras e a correta higienização das mãos.

• 27 de novembro de 2020