Mais de um milhão de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no Rio

Publicado em 22/05/2019 - 15:47 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Mais de um milhão de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no Rio
Mais de 1 milhão de pessoas já foram vacinadas contra a gripe - Crédito:

A campanha de vacinação contra a gripe no município do Rio já vacinou mais de um milhão pessoas desde 10 de abril, início da campanha. Apenas no Dia D de mobilização da Campanha de Vacinação contra a Influenza 213.708 pessoas foram vacinadas. Com essas doses aplicadas, o Rio de Janeiro já alcançou mais de 50% de cobertura vacinal.

O objetivo da campanha é vacinar aproximadamente 1,9 milhão de pessoas entre idosos, crianças de seis meses a 6 anos incompletos, gestantes, mulheres até 45 após o parto (é preciso apresentar comprovação), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas (é necessária apresentação de prescrição médica com a indicação ou algum documento que comprove a condição crônica da doença), professores da rede regular de ensino, além de funcionários do sistema prisional, pessoa privadas de liberdade e profissionais da força de segurança e salvamento como bombeiros, policiais militares e guardas municipais.

A campanha de vacinação começou no dia 10 de abril e vai até o dia 31 de maio. A vacina está disponível nas 232 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada 2019 a vacina influenza trivalente é composta por cepas dos três tipos de vírus da gripe mais circulantes no Hemisfério Sul e com mais possibilidades de causar quadros graves da doença. O esquema é recomendado conforme a idade do paciente: duas doses para crianças de seis meses a 8 anos de idade que nunca tenham sido vacinadas contra a gripe; e dose única para pacientes a partir de 9 anos. Para quem faz parte dos grupos alvo, é preciso atualização da dose anualmente, em virtude das mudanças de cepas dos vírus influenza.

Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Já pessoas com histórico de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Secretaria Municipal de Saúde do Rio e nos siga nas redes sociais!

• 22 de maio de 2019