Publicado em 17/04/2023 - 15:20 | Atualizado em 17/04/2023 - 15:21
  • Início/
  • /
  • Espaço Travessia, no Instituto Nise da Silveira, apresenta a ocupação artística ‘No Caminho dos Sonhos’
O espaço no Instituto Nise da Silveira expõe obras de artistas populares - Edu Kapps/Prefeitura do Rio

O Espaço Travessia, projeto do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde do Instituto Municipal de Atenção à Saúde Nise da Silveira, apresenta a ocupação artística “No Caminho dos Sonhos”. Com curadoria do fotógrafo Marcelo Valle e reunindo cerca de cem artistas convidados, as obras têm como matéria-prima uma das inspirações mais familiares de qualquer pessoa, os sonhos.

A ocupação traz para o campo das imagens as muitas possibilidades de sonhar, seus sonhadores e sonhados. Sonho como desejo, como mudança, como esperança, fuga e até mesmo os sonhos roubados, seja ela por opressão ou problemas do cansaço diário como a insônia. Os trabalhos estão expostos em pequenas galerias de arte, dispostas em dois andares de uma antiga enfermaria psiquiátrica do Instituto Municipal Nise da Silveira. Pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, fotografias, instalações e ambientes imersivos compõem a ocupação, além de intervenções cênicas, vídeo arte, performances e música.

Omarcca é artista visual, tem 52 anos, trabalha como vigilante patrimonial e é morador do Engenho de Dentro há quatro décadas. Sempre foi frequentador do instituto e de todos os seus núcleos junto de seu filho. Mas descobriu o trabalho do Espaço Travessia pela internet.

– Sou artista autodidata, mas é a primeira vez que exponho como obra conjunta. Quis agrupar pensadores brasileiros que, independente dos problemas, inspiram nossos sonhos e nossas realizações. Conhecimento maior do mundo agregam, dão motivos para sonhar. O Espaço Travessia é um lugar como esse, de sonhos. Cheguei uma vez aqui e trouxe um quadro, depois nunca mais saí e não pretendo. Nesse lugar o pessoal se sente acolhido e parte de um todo, tendo a certeza de que qualquer um tem um artista dentro de si – diz Omarcca.

A proposta do espaço é reunir artistas oriundos de diferentes lugares, histórias de vida e relações com a arte. São usuários da rede de saúde mental, estudantes universitários, professores, artistas vindos de comunidades e do subúrbio, todos juntos e misturados, sem preconceito e estigmas.

Espaço Travessia

O Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde/Espaço Travessia ocupa dois andares de enfermarias desativadas do Instituto Municipal Nise da Silveira. A proposta é ser um local de encontros, convívio, produção e divulgação de artistas, sobretudo dos subúrbios cariocas. Os profissionais que atuam nele são também promotores da saúde mental por meio de diferentes atividades artísticas e culturais, com espaço para exposições, ateliês, ensaios de dança e teatro.

– Entendemos arte e cultura em seu sentido mais amplo, como ativadores ou catalisadores do potencial criativo de sujeitos que, muitas vezes, são ou foram anulados dentro das instituições psiquiátricas – explica Marcelo Valle, coordenador do Espaço Travessia. Ele observa que a arte é entendida como criação e processo de vida, fonte e motor de uma saúde que vai além da ausência de doenças, mas que envolve bem-estar social, físico e mental.

Desde 2017, o Espaço Travessia vem investindo em um programa experimental de residência artística e ateliês temporários para artistas locais do Rio de Janeiro e da região metropolitana, com enfoque nos subúrbios cariocas, e de outros estados, que desenvolvem projetos de artes plásticas, visuais e cênicas, bem como pesquisadores de diferentes áreas. O objetivo do Programa de Residência Artística Arte em Travessia é criar uma proximidade particular com os processos de produção artística e relações com a saúde mental.

Serviço:

O Espaço Travessia está localizado na Casa do Sol do Instituto Municipal Nise da Silveira, na Rua Ramiro Magalhães, 521, no Engenho de Dentro, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. As visitas à ocupação cultural acontecem de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. A entrada é franca.

• 17 de abril de 2023