Começa vacinação em massa contra Covid-19 dos moradores do Complexo da Maré

Publicado em 29/07/2021 - 12:35 | Atualizado em 29/07/2021 - 14:52
Raphael: O pessoal aqui da Maré deve agarrar esta oportunidade e vir se vacinar - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Teve início nesta quinta-feira (29/07) a vacinação em massa de mais de 30 mil moradores do Complexo da Maré. A ação faz parte de uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a ONG Redes da Maré, com o objetivo de mapear o impacto da vacinação na população da comunidade. Toda a população adulta que ainda não foi imunizada poderá receber a primeira dose em um dos 145 pontos de vacinação (PVs) espalhados por toda a localidade.

Tendo em vista as peculiaridades presentes em territórios de favelas e periferias, o estudo propõe um olhar que vai além do levantamento da efetividade direta das vacinas na proteção contra o vírus e suas variantes. Aspectos da doença em si, como a dinâmica de transmissão do vírus no território, a vigilância de suas variantes e o acompanhamento de possíveis efeitos adversos das vacinas serão outros pontos abordados pela pesquisa.

– Estou muito feliz. A vacina representa esperança, é a porta de saída de tudo isso que está acontecendo. O pessoal aqui da Maré deve agarrar esta oportunidade tão grande e vir se vacinar, porque a vacina salva. Agora vou me sentir um pouco mais seguro, mas a gente tem que ficar em casa ainda, não é o momento de sair, não é motivo de flexibilizar o que estamos fazendo – disse o digital influencer Raphael dos Reis Silva, de 21 anos.

O imunizante utilizado na ação é o da AstraZeneca/Fiocruz e a vacinação será exclusiva para moradores da Maré cadastrados em uma das sete unidades de Atenção Primária que atendem as comunidades da Maré. Os PVs funcionarão nas clínicas da família e centros municipais de saúde do complexo e também em escolas do território, na Vila Olímpica e nas associações de moradores de Morro do Tibau, Rubens Vaz, Vila do Pinheiro e Ramos/Roquete Pinto. Ao todo, 1.620 voluntários trabalharão nos quatro dias da ação.

– Temos que aproveitar esse momento especial, aqui dentro do Complexo da Maré, que estamos sendo contemplados com a vacina. A nossa clínica está de braços abertos para vocês, venham se vacinar. Não deixem de passar essa oportunidade – convocou a agente de saúde Monique dos Santos Nascimento, da Clínica da Família Adib Jatene, na Maré.

A vacinação na Maré ocorrerá até sábado, das 8h às 17h – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Para o melhor atendimento à população local, a vacinação será escalonada conforme as faixas etárias. Nesta quinta, a vacina é para pessoas entre 33 e 25 anos; na sexta (30/07), para aquelas entre 24 e 18 anos; e, no sábado (31/07), todos os maiores de 18 anos que ainda não tiverem se vacinado poderão tomar a dose. A vacinação ocorrerá de quinta a sábado das 8h às 17h. No domingo (01/08), haverá mais uma repescagem das 8h ao meio-dia.

• 29 de julho de 2021