Publicado em 08/08/2022 - 07:00 | Atualizado em 08/08/2022 - 08:56
  • Início/
  • /
  • Campanha oferece 18 tipos de vacina para crianças e adolescentes, entre elas a que previne poliomielite
Vacinação no Rio - Divulgação / Prefeitura do Rio

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Crianças e Adolescentes começa nesta segunda-feira (08/08) no Rio. O objetivo é botar as doses em dia, de acordo com o calendário básico previsto no Programa Nacional de Imunizações (PNI), reduzindo assim o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.

A dose contra a poliomielite será aplicada em crianças de 1 a 4 anos. Os demais imunizantes ficam disponíveis para complementar o esquema vacinal do público de zero a 14 anos. A campanha vai até 9 de setembro, com o Dia D de mobilização em 20 de agosto. A ação deve alcançar mais de um milhão de pessoas nessa faixa etária e, desse total, cerca de 280 mil crianças deverão prevenir a poliomielite.

As vacinas oferecidas na campanha são BCG, Hepatite B, Pentavalente (DTP/Hib/ HB), Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (Conjugada), Meningocócica C (Conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, Varicela, DTP, Hepatite A, Difteria e tétano, Meningocócica ACWY (Conjugada), HPV Quadrivalente, Influenza e Covid-19. Caso haja indicação, a imunização ocorrer simultaneamente com a dose contra a Covid-19.

As unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) estão abertas para a vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação do paciente ou outro comprovante para verificação das doses.

Nas unidades é possível tirar dúvidas sobre a campanha. Para encontrar seu posto de referência basta clicar em “Onde ser atendido”, no site.

• 8 de agosto de 2022