Prefeitura atualiza o número de leitos covid-19, taxa de ocupação SUS e fila da regulação

Publicado em 18/05/2020 - 19:14 | Atualizado em 19/05/2020 - 07:19
Prefeitura já abriu 1.252 leitos desde o início da pandemia. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do RioLeito da rede municipal para Covid-19. Foto: Mariana Ramos / Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já abriu 802 leitos exclusivos, desde o início da pandemia, para o tratamento da Covid-19. Deste total, 183 são leitos de UTI. Desde o dia 1º de maio, foram abertos 329 novos leitos para o tratamento de pacientes com Covid.

O Hospital de Campanha da Prefeitura, no Riocentro, aumentou sua capacidade para mais 40 leitos. Atualmente são 140 leitos, sendo 30 de UTI e 110 de enfermaria. Novos leitos ficarão prontos ao longo da semana com a instalação dos equipamentos recém-chegados da China.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que esses leitos que aparecem como “livres” na plataforma da regulação estão em unidades especializadas, como maternidades, psiquiátricas e pediátricas, e que não podem ser usados para Covid-19, já que a rede continua atendendo pacientes com outras necessidades.

Nos leitos para covid ocupados há rotatividade de vagas por causa de altas e óbitos, além de transferências para leitos de UTI que dão retaguarda às enfermarias de Covid e são usados quando o estado do paciente se agrava.

Taxa de Ocupação SUS

Em toda a rede SUS na cidade do Rio – que inclui leitos de unidades municipais, estaduais e federais – há 1.693 pacientes internados com suspeita de Covid, sendo 559 em UTI.

A taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 na rede SUS no município é de 83%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria para pacientes com suspeita de Covid é de 82%, também no município.

Fila para transferência

Em todos os hospitais públicos da cidade do Rio – e não apenas nas unidades da rede municipal – há 529 pessoas na fila da regulação, aguardando transferência para leitos dedicados a Covid-19. Do total, 259 pacientes aguardam vaga para leitos de UTI.

Os pacientes podem ser regulados para internação em qualquer uma das diferentes redes, seja federal, estadual ou municipal.

Painel Rio Covid-19

Os dados sobre número de pacientes são alterados ao longo do dia e a atualização é divulgada diariamente no Painel Rio Covid-19, após as 18h. O link de acesso é https://experience.arcgis.com/experience/38efc69787a346959c931568bd9e2cc4