Ações da prefeitura garantem rapidez e segurança na saída do Maracanã

Publicado em 07/07/2019 - 22:28 | Atualizado em 08/07/2019 - 12:34
  • Início/
  • /
  • Ações da prefeitura garantem rapidez e segurança na saída do Maracanã
As interdições no entorno do Maracanã começaram às 13h.As interdições no entorno do Maracanã começaram às 13h. Foto: Marcelo Piu / Prefeitura do Rio

Ruas interditadas foram liberadas às 21h e guardas municipais prendem cambista

As ações da Prefeitura do Rio de Janeiro ajudaram a garantir, neste domingo (07/07), o rápido retorno e a segurança dos torcedores que foram ao Maracanã e comemoraram o título da seleção brasileira na Copa América. Às 21 horas às vias que foram interditadas no início da tarde deste domingo, como parte do esquema montado pela CET-Rio no entorno do estádio já estavam liberadas ao tráfego. O transporte público funcionou normalmente após o término da partida.

As equipes da prefeitura contaram com o reforço da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, que auxiliou torcedores que chegavam ao estádio.

O secretário Felipe Michel participou da ação no entorno do Maracanã horas antes do jogo da final da Copa América. Foram distribuídos adesivos com mensagens alusivas à atuação da pasta, tais como “começamos a virar o jogo” e “Rio para todas as idades”.

Torcedores elogiaram a organização para acesso ao estádio e o atendimento das equipes da prefeitura.

– Venho sempre ao Maracanã e mesmo nos clássicos nunca vi uma organização tão grande. A Prefeitura está de parabéns. Os atendentes são muito eficientes e orientam muito bem – afirmou o funcionário público aposentado Antônio Carlos Borges, que foi ao jogo acompanhado dos irmãos, João Carlos e Vicente.

Felipe Michel enfatizou a importância da interação com a população e a eficácia do trabalho realizado pela Prefeitura:

– Você vê as pessoas aqui, hoje, chegando ao estádio felizes e elogiando a presença dos órgãos da Prefeitura, que fazem aqui um excelente trabalho – afirmou.

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização

Os 15 fiscais da Vigilância Sanitária realizaram ao todo 41 inspeções com três autuações. Do total de vistorias, 14 foram na Fan Fest, na Praça Mauá, sem registro de irregularidades. As outras 27 foram no Maracanã, resultando em três infrações, duas por alimentos comercializados em temperatura inadequada e uma por medicamento vencido em uma das ambulâncias vistoriadas. Não houve interdição.

Guarda Municipal prende cambista

Guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE) prenderam em flagrante um cambista chileno, identificado como Carlos José Verdugo Zenteno, de 40 anos, próximo à rampa da UERJ, na Avenida Radial Oeste, um dos acessos ao estádio do Maracanã. A equipe estava atuando na operação especial da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para a partida final da Copa América, entre Brasil e Peru.

Os agentes flagraram o acusado oferecendo ingressos para as pessoas que saiam da estação do metrô, por volta das 16h20. Na abordagem, foram encontrados 14 ingressos da Copa América com ele, sendo quatro da final, e 110 mil pesos, o que equivale a aproximadamente 600 reais. Após a prisão, ele foi conduzido para a 18ª DP (Praça da Bandeira), onde foi registrada a ocorrência por cambismo, com base no Estatuto do Torcedor (Lei nº 10.671/03).

O esquema especial da Guarda Municipal contou com 487 guardas e 60 veículos para o patrulhamento, ordenamento urbano e controle do trânsito em apoio ao jogo final da Copa América. O planejamento operacional contemplou o estádio do Maracanã e o evento oficial Fan Fest, na Praça Mauá, no Centro. Houve ainda apoio aos Centros de Treinamento da Conmebol e aos hotéis, onde atletas, árbitros e comitivas estavam hospedados, além de serviço de escolta feito por guardas motociclistas.

Assistência Social identifica crianças

Os agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMADSH) puseram pulseiras de identificação em 283 crianças, tanto nos acessos ao Maracanã, quanto no Polo de Atendimento do Boulevard Olímpico. Não houve nenhum caso de menores perdidos identificados pela Assistência Social necessitando de atendimento pela Secretaria.

Nesta segunda-feira (08/07), a Comlurb divulgará o balanço da coleta de lixo dentro do Maracanã, no entorno do estádio e na Fan Fest.

• 7 de julho de 2019