Prefeitura realiza 113 cirurgias em dois mutirões no fim de semana

Publicado em 01/04/2019 - 11:15 | Atualizado em 01/04/2019 - 13:29
Uma das cirurgias do mutirão de otoplastiaUma das cirurgias do mutirão de otoplastia. Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação

Em dois mutirões realizados neste fim de semana, a Prefeitura fez 113 cirurgias em 11 hospitais da rede municipal de saúde.
A novidade ficou por conta do ‘Orelhinha Bonitinha’, mutirão de otoplastia – correção estética nas orelhas – iniciado no sábado, dia 30/3, que operou 25 pessoas.

A otoplastia impacta positivamente na vida de crianças e adultos que possuem o que se denomina popularmente de “orelha de abano”. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é atender a todos os pacientes que aguardam o procedimento no Sistema de Regulação (Sisreg) do município do Rio.

– Essa cirurgia é um procedimento considerado simples, mas com grande impacto na vida das pessoas. Temos relatos de que muitas crianças acabam sofrendo com bullying e isolamento social, o que é muito ruim. A saúde continua sendo uma prioridade do prefeito Marcelo Crivella, que teve a ideia de tratar a questão de uma forma séria e consciente, reduzindo o sofrimento dessas pessoas por causa de uma característica física que pode ser modificada. Há casos mais graves, em que esses pacientes chegam até a desenvolver problemas psiquiátricos – destaca a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.

A 11ª etapa do mutirão de ortopedia também ocorreu neste fim de semana. No total foram 88 cirurgias em nove hospitais da rede municipal. A ação acontece sempre aos sábados e domingos e é realizada por equipes extras ao plantão, sem interferência nas cirurgias de emergência, que acontecem normalmente. O destaque ficou por conta do Hospital Municipal Barata Ribeiro, que não costuma usar o centro cirúrgico nos fins de semana – já que não é uma unidade de emergência – e realizou 20 cirurgias entre sábado e domingo: 12 de correção de orelhas e 8 de ortopedia.

Mutirões realizaram 113 cirurgias no fim de semana – Prefeitura do Rio/Divulgação

Nos quatro mutirões cirúrgicos anteriores, mais de 28 mil pacientes foram operados. Isso significa que, em quase 27 meses de governo, mais de mil pessoas passaram por procedimentos a cada mês. Com a continuidade das cirurgias ortopédicas e o início das otoplastias, a prefeitura terá, pela primeira vez na cidade, dois mutirões cirúrgicos ao mesmo tempo.

As cirurgias do mutirão de otoplastia ocorreram em três hospitais da rede própria municipal – Jesus, em Vila Isabel; Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador; e Barata Ribeiro, na Mangueira, todos na Zona Norte. Pessoas ainda não inscritas no Sisreg, mas com indicação para a cirurgia, devem procurar a sua unidade de Atenção Primária de referência (clínica da família ou centro municipal de saúde) para avaliação e inserção no sistema. É importante esclarecer que a cirurgia só deve ser feita em pacientes a partir dos 7 anos de idade, quando as orelhas já estão completamente formadas.

A cirurgia é um procedimento simples, que dura em torno de uma hora e o tempo de internação é de 24 horas em média.

Outros mutirões realizados pela Prefeitura

PRIMEIRO MUTIRÃO AGILIZA FILAS INTERNAS

O primeiro mutirão aconteceu logo no início da gestão, para agilizar as filas cirúrgicas internas dos hospitais. Entre o fim de janeiro e março de 2017, foram 488 procedimentos, sempre nos fins de semana.

CORUJÃO CARIOCA

Outra ação foi o Corujão Carioca, com cirurgias eletivas feitas no terceiro turno e nos fins de semana. Realizado de março a novembro de 2018, totalizou 8.018 cirurgias de hérnia, oftalmológicas, vasectomia e postectomia, que eram alguns dos procedimentos com maiores demandas na plataforma do Sisreg.

CIRURGIAS DE CATARATA

Já o mutirão de cirurgias de catarata, que começou em abril de 2018, foi uma das ações de maior sucesso. A meta inicial de 15 mil cirurgias, mas até dezembro foram realizados 19.195 procedimentos, incluindo rede própria municipal, hospitais universitários e clínicas privadas contratualizadas pelo SUS.