Prefeitura e Educafro oferecem duas mil vagas em cursos gratuitos de preparação ao Enem e ao ensino médio

Publicado em 22/05/2019 - 16:30 | Atualizado em 22/05/2019 - 19:48
Turma de preparação do Educafro: Prefeitura aumentou em mais de 60% a quantidade de vagas nos cursos, em relação ao ano passado. Foto: divulgaçãoTurma de preparação do Educafro: Prefeitura aumentou em mais de 60% a quantidade de vagas nos cursos, em relação ao ano passado. Foto: divulgação

A Prefeitura do Rio vai abrir inscrições para duas mil vagas em cursos preparatórios de ensino médio técnico e de pré-vestibular, todos gratuitos, numa parceria com o Instituto Educafro. As aulas vão acontecer em polos instalados em diversos bairros de todas as regiões da cidade. Haverá turmas em unidades da Casa da Mulher, de Centros Municipais de Trabalho e Emprego (CMTE) e Vilas Olímpicas, além de equipamentos culturais e parques públicos, entre outros locais. Os interessados podem se inscrever pela internet, até o dia 30 de maio: clique aqui.

Haverá ainda a possibilidade de fazer inscrição de forma presencial, no dia 2 de junho, no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, a partir das 8h, quando também será dada uma aula inaugural. A idade mínima é de 16 anos. Para concluir a matrícula, será necessário apresentar cópias de documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Esse ano, a Prefeitura ampliou em mais de 60% a quantidade de vagas nos cursos, que passou de 1.200, em 2018, para duas mil agora. Aumentou também o número de espaços cedidos para que os professores do Instituto Educafro possam dar as aulas: de 20 para 30. O aluno escolhe o bairro na hora da inscrição, e os organizadores enviam para ele o endereço do polo mais próximo.

Aulas vão de junho às vésperas do Enem

O processo seletivo terá entrevista social e redação. As aulas, de segunda a sexta-feira, começam no dia 3 de junho e vão até o final de outubro, uma semana antes da primeira prova do Enem. Além de alunos que estão concluindo o 9ª ano do Ensino Fundamental ou o 3º ano do Ensino Médio, o projeto é extensivo para quem já terminou os dois segmentos.

• 22 de maio de 2019