Publicado em 04/04/2019 - 23:59 | Atualizado em 05/04/2019 - 10:26

Fotos: Carlos Erbs

Escola municipal olímpica recebe materiais esportivos do Comitê Olímpico do BrasilA última quinta-feira, 04/04, foi um dia especial para a menina Beatriz Gonzales, de 10 anos, aluna do 5º ano da Escola Municipal Olímpica Carioca Edmundo Bittencourt, em Benfica. Adepta de esportes, ela ficou muito animada com a chegada de representantes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) à escola da Prefeitura do Rio, na manhã de ontem, para a entrega de uma doação de equipamentos esportivos para a unidade de ensino. Esta é mais uma etapa da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o COB para implementação da metodologia do programa Transforma, de promoção de valores olímpicos como amizade, respeito e excelência. O novo modelo tem proposta pedagógica fundamentada na incorporação da Cultura Corporal de Movimento (como ginástica geral, esportes de lutas, danças e jogos de tabuleiro, entre outros). “Eu adoro jogar basquete e essa parceria vai trazer mais atividades para a escola. Quem sabe, não sai daqui um grande atleta?”, sonha Beatriz.

Para viabilizar estas práticas, representantes do COB entregaram à escola da Prefeitura do Rio equipamentos como bolas de diferentes esportes, raquetes e petecas de badminton, arcos, uniformes, colchonetes, entre outros itens. O material entregue pelo COB irá incrementar as atividades da EMOC, que beneficia alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). E outro estudante que ficou bem empolgado com o material esportivo foi Pedro Henrique Martins, do 5º ano, 10 anos de idade e apaixonado por futebol. “Vai ser muito legal porque agora a escola vai ser um lugar que a gente não vai querer mais sair”.

O material esportivo foi entregue na presença da chefe de gabinete da SME, Heloísa Sermud Braz; da subsecretária de Ensino, Maria Helena dos Santos Prazeres; da professora Fátima Sueli Lourenço, coordenadora da 1ª CRE; do assessor da Secretaria Municipal de Educação José Edmilson; da equipe do Comitê Olímpico do Brasil; dos diretores; professores; responsáveis e alunos da escola.

Para a chefe de gabinete da SME, a parceria com o Comitê busca dar um maior suporte para os estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. “A EMOC vai dar um gás para o esporte nos anos iniciais também. Com essa ação, a SME vai impulsionar nossos estudantes desde cedo e motivar os talentos”.

A escola também ganhou a placa “O Transforma está presente nesta escola”, que identifica a participação do programa na unidade da SME. Os responsáveis dos alunos também aplaudiram a iniciativa. Para Andrea Maia de Oliveira, que tem três filhos estudando na escola olímpica, o esporte é essencial para o desenvolvimento das crianças. “Com a prática de esportes, meus filhos vão aprender lições que vão além da sala de aula, como respeito, disciplina e concentração. E isso reflete nos resultados deles na sala de aula e na vida”.

O grafiteiro e artista Pandro Nobã garantiu uma dose de arte para a criançada. Usando técnicas de grafite em tecido, ele pintou camisas com os Valores Olímpicos e desenhos para os alunos da EMOC Edmundo Bittencourt.

Esta foi a segunda unidade que se tornou, em fevereiro, uma Escola Municipal Olímpica Carioca (EMOC). Além da unidade da região central da cidade, o projeto piloto está sendo implementado na Escola Municipal Emma D´Ávila de Camillis, em Pedra de Guaratiba. A escola da Zona Oeste ganhou os equipamentos do COB na última quinta-feira, 28/3.

Sobre o programa Transforma, parceria da SME e COB

O Comitê Olímpico do Brasil oferece dois cursos a distância para a equipe escolar: o de Valores Olímpicos para a Vida (VOV), destinado a educadores de todas as disciplinas e segmentos, e o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO), voltado para professores de Educação Física que trabalham com crianças de 5 a 11 anos. Ambos foram implementados nas duas escolas da Prefeitura do Rio.

O VOV apresenta o Movimento Olímpico e seu elo com o processo educacional, além de propor uma relação dos Valores Olímpicos com habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já o CIEVO compartilha o conteúdo de Valores Olímpicos e oferece práticas esportivas diversificadas, lúdicas e prazerosas, planejadas de acordo com as necessidades e potencialidades das crianças. As modalidades incialmente abordadas são atletismo, ginástica artística, natação e judô.

O conteúdo do Transforma tem relação direta com a BNCC, documento do Ministério da Educação que norteia os currículos de todo o sistema de ensino nacional, e contempla o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos docentes. Para participar, os educadores se cadastraram na plataforma Transforma, onde têm acesso e o suporte necessário ao longo do curso, como esclarecimento de dúvidas sobre conteúdo e suporte técnico. Além disso, periodicamente são realizadas ações presenciais com os professores e com os alunos.

• 4 de abril de 2019