Urbanismo participa de seminário em homenagem aos 20 anos do telejornal SBT Rio

Publicado em 03/12/2019 - 17:39 | Atualizado em 03/12/2019 - 17:47

Em comemoração aos 20 anos do telejornal “SBT Rio”, realizado nesta segunda-feira (02/12), a emissora de Sílvio Santos organizou uma tarde inteira de seminários com jornalistas, empresários, autoridades e representantes da sociedade civil. O objetivo era discutir “O Rio que queremos para amanhã”.

A abertura do evento contou, inclusive, com a presença do prefeito Marcelo Crivella, que subiu ao palco para parabenizar o SBT. A jornalista Isabele Benito, apresentadora do “SBT Rio”, e o vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel, deram as boas vindas aos convidados, falaram sobre os desafios e as conquistas do SBT ao longo desses 20 anos e, em seguida, deram início ao seminário.

Segurança, Economia e Desenvolvimento Urbano foram os temas das três mesas que discutiram, ao longo da tarde, as perspectivas e dificuldades para esse Rio de Janeiro do futuro, que estava em pauta.

O Painel 3, que encerrou as discussões, teve como tema “Desenvolvimento Urbano: Informação é Planejamento.” Os palestrantes convidados eram a Secretária de Urbanismo, Fernanda Tejada; o Presidente do Comitê UIA Rio2020, Sérgio Magalhães; e o idealizador do Voz das Comunidades, Rene Silva. Mediado pela apresentadora Isabele Benito, a mesa começou por volta das 18:30h e teve uma mudança de última hora: por motivos de saúde, a Secretária de Urbanismo não pôde ir. Em seu lugar, quem participou do debate foi o Coordenador de Projetos da Secretaria Municipal de Urbanismo, Antonio Correia, servidor de carreira, que trabalha há 30 anos na Prefeitura do Rio.

Antonio foi o primeiro a falar. Em sua explanação de cerca de 15 minutos, ele deu um panorama geral sobre a importância do Planejamento Urbano, falou sobre algumas ações da prefeitura nessa área, sobre a importância de se reviver o Centro e a necessidade de saneamento adequado, transporte integrado etc:

“O processo de Planejamento perpassa todos os setores da Prefeitura, por mais distintas que sejam as ações setoriais, visto que os órgãos relacionados aos setores de transportes, meio ambiente, conservação, habitação, patrimônio cultural etc compõem o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Urbana”.

Sob o olhar atento de Isabele Benito, Sérgio Magalhães e Rene Silva, Antonio Correia, Coordenador de Planejamento da SMU, participa da Mesa 3, que discutiu Desenvolvimento Urbano

Segundo ele, foi um prazer participar do evento: “Celebrar 20 de existência por si só já é uma grande feito e abrindo espaço para essa discussão tão importante sobre a nossa cidade, melhor ainda. Saímos todos engrandecidos desse debate. O papel da imprensa é sempre muito importante em toda a sociedade e que bom termos o SBT Rio como mais um parceiro da população e da Prefeitura do Rio.”

O arquiteto Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2020RIO, também comentou: “Não dá para tratar separadamente cada um dos problemas do Rio. Há que se ter uma compreensão do conjunto da cidade. Ela é um organismo vivo”.

Já Rene Silva falou sobre a importância de se olhar a favela nesse contexto do urbanismo, também: “Em geral, falam sobre a favela apenas no contexto da violência e da segurança pública. Mas a gente carece de muitas outras coisas, como infraestrutura, por exemplo. Por isso, fiquei feliz com o convite para participar dessa mesa, também.”

As duas mesas anteriores tiveram como tema: “Segurança: Informação é Proteção” e “Desenvolvimento Econômico: Informação é Crescimento.”

Perto das 20h, os debates acabaram e os convidados participaram de um coquetel com a equipe do SBT.

• 3 de dezembro de 2019