Terceira audiência pública debate economia urbana no âmbito do Plano Diretor do Rio

Publicado em 10/06/2021 - 10:43 | Atualizado em 10/06/2021 - 10:54
O tema da terceira audiência do Plano Diretor foi economia urbana - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

A terceira audiência pública temática foi realizada nesta quarta-feira (09/06) pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, dentro do processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável da cidade. O debate, que teve economia urbana como tema, discutiu aspectos como taxas de desemprego, o mercado informal de habitação e o acesso à moradia na cidade.

Secretário municipal de Planejamento Urbano, Washington Fajardo destacou a importância do aprofundamento de conhecimento dos processos econômicos que determinam a ocupação do solo.

– Quanto mais conseguirmos, enquanto secretaria de Planejamento Urbano, nos colocar no lugar dos outros, seja o outro agente econômico ou social, poderemos tomar decisões de planejamento mais próximas da realidade. O trabalho do Plano Diretor é um trabalho de aproximação – afirmou.

Para o professor doutor da UFRJ Mauro Osório, do ponto de vista fiscal, é primordial cortar gastos, mas também ampliar a receita.

– É  fundamental a gente pensar, nesse Plano Diretor, em estratégias de como podemos integrar as políticas públicas.

Outro ponto debatido foi a questão do mercado informal de aluguel em favelas e a necessidade do Plano Diretor estar atento a essa dinâmica.

– Existe um processo muito forte na nova informalidade urbana de verticalização espontânea, sem controle, introduzindo elementos novos de riscos, vinculados à edificação. Estamos vendo nesses territórios  a precarização do precário – apontou o professor doutor da UFRJ Pedro Abramo.

Já a Gerente de Normas e Informações Urbanísticas da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Eugênia Loureiro, destacou as possibilidades de financiamento da cidade como uma questão chave na construção do Plano Diretor, citando instrumentos como a Outorga Onerosa do Direito de Construir e a Operação Urbana Consorciada, conceitos amplamente discutidos nas reuniões de trabalho realizadas com representantes de entidades da sociedade civil organizada antes das  audiências.

– O enfrentamento às desigualdades e a promoção da inclusão têm sido um desafio para o Plano Diretor. Isso está no cerne das nossas questões, da situação da cidade e da forma de como podemos sair dela – afirma.

Audiência públicas regionais

Na próxima semana, acontecerão as audiências públicas regionais, todas com início às 19 horas, e que serão híbridas, ou seja, presenciais e remotas. Para participação presencial, é necessária inscrição prévia, devido à capacidade de cada local. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (10/06)  e são preferenciais para as entidades e moradores de cada região.

Confira o calendário das audiências regionais

14/06 – Sala Cecília Meireles – Área de Planejamento 1 (AP1): Centro, Lapa e Região Portuária.

15/06 – Planetário da Gávea –  Área de Planejamento 2 (AP2): Zona Sul e Grande Tijuca.

16/06 –  Parque de Madureira –  Área de Planejamento 3 (AP3): Zona Norte.

17/06 –  Cidade das Artes – Área de Planejamento 4 (AP4): Barra, Jacarepaguá e Vargens.

18/06 –  Centro Esportivo Miécimo da Silva – Área de Planejamento (AP5): Campo Grande, Santa Cruz, Bangu e demais bairros da Zona Oeste.

Para mais informações sobre endereços, inscrições, links e outras contribuições, acesse o site do Plano Diretor.

Prefeitura debate vulnerabilidades sociais em audiência pública para o Plano Diretor

Primeira audiência pública da revisão do Plano Diretor debate clima e meio ambiente

• 10 de junho de 2021