Prefeitura debate vulnerabilidades sociais em audiência pública para o Plano Diretor

Publicado em 09/06/2021 - 09:02 | Atualizado
O tema vulnerabilidade social foi o tema da audiência pública - Arquivo/Prefeitura do Rio

A ausência ou insuficiência de ativos, como acesso à saúde, moradia e outros, que deveriam estar disponíveis a todos os cidadãos e que caracterizam as vulnerabilidades sociais foram discutidas nesta terça-feira (08/06) em audiência pública realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Feita através do aplicativo Zoom, com transmissão ao vivo pelo Youtube, a audiência faz parte do processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável da cidade.

O Secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, iniciou o debate homenageando a jovem grávida Kathlen Romeu, morta nesta terça após operação policial no Complexo do Lins. Segundo o secretário, o Plano Diretor não responde a todos os dilemas da cidade, mas é um caminho de auxílio para a redução de riscos.

– O ordenamento territorial parece uma utopia de urbanistas, mas ele tem um princípio social que é responder à grande questão por trás da experiência da humanidade, a partir do momento que ela inventou cidades, ou seja, responder como as pessoas podem viver juntas em um ambiente urbano.

Edson Diniz, presidente da Redes da Maré, apontou a necessidade do Plano Diretor tratar a desigualdade estrutural do Rio.

– A gente vive em uma cidade fragmentada em territórios muito desiguais. Tragédias, como a de hoje, acontecem nas favelas e a gente vai naturalizando. É preciso quebrar essa naturalização.

O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que, durante muito tempo, a saúde ficou fora da discussão de planejamento urbano da cidade.

– É necessário que a gente utilize as informações de saúde para  planejar quais são os pontos da cidade mais expostos à questões como violência e acidentes. Um dos aspectos que precisa ser debatido no Plano Diretor é a necessidade de tornarmos mais saudáveis as opções de vida das pessoas.

A questão da vulnerabilidade habitacional foi abordada pela subsecretária municipal de Habitação, Marcela Abla. Para ela, o Plano Diretor deve consolidar eixos de enfrentamento às necessidades habitacionais.

– Estamos entrando em uma fase de planejamento da cidade pós-pandemia. A produção habitacional precisa ganhar uma escala mais real de enfrentamento ao tamanho do problema. Assistência, assessoria técnica e melhorias habitacionais que possam minimizar riscos em edificações já consolidadas nas áreas vulneráveis.

Audiências públicas regionais

Nesta quarta-feira (09/06), às 19 horas, será realizada a última audiência temática, completamente online, sobre economia urbana. Na semana que vem, acontecerão as audiências públicas regionais, todas com início às 19 horas e que serão híbridas, ou seja, presenciais e remotas. Para participação presencial, é necessária inscrição prévia, devido à capacidade de cada local. As inscrições podem ser feitas até o dia 10/06  e são preferenciais para as entidades e moradores de cada região.

Confira o calendário das audiências regionais

14/06 – Sala Cecília Meireles – Área de Planejamento 1 (AP1): Centro, Lapa e Região Portuária.

15/06 – Planetário da Gávea –  Área de Planejamento 2 (AP2): Zona Sul e Grande Tijuca.

16/06 –  Parque de Madureira –  Área de Planejamento 3 (AP3): Zona Norte.

17/06 –  Cidade das Artes – Área de Planejamento 4 (AP4): Barra, Jacarepaguá e Vargens.

18/06 –  Centro Esportivo Miécimo da Silva – Área de Planejamento (AP5): Campo Grande, Santa Cruz, Bangu e demais bairros da Zona Oeste.

Para mais informações sobre endereços e inscrições, acesse o site do Plano Diretor.

Primeira audiência pública da revisão do Plano Diretor debate clima e meio ambiente

• 9 de junho de 2021