Concurso Jovem Cidadão Carioca premia alunos da Rede Municipal de Ensino

Publicado em 09/08/2023 - 17:08 | Atualizado
Trinta e três alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino foram premiados - Guilherme Oliveira/SME

A Procuradoria do Município do Rio e Secretaria Municipal de Educação premiaram, nesta quarta-feira (9/8), os 33 alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino autores das redações vencedoras do concurso Jovem Cidadão Carioca. Com o tema “458 Anos da fundação da Cidade do Rio de Janeiro: em que cidade eu quero viver?”, os estudantes receberam smartphones, medalhas e diplomas em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.

– Fiquei bastante impressionado com a qualidade, com as ideias, com o português e com o desenvolvimento do raciocínio desses alunos. Parabenizo a nossa rede pública de ensino e sobretudo vocês. Parabéns a todos – disse o procurador-geral Daniel Bucar durante o evento.

Aluna da Escola Amazonas, em Campo Grande, Lunna Freitas foi uma das premiadas no concurso, cujo tema foi trabalhado em sala de aula ao longo dos últimos meses.

– Eu achei que não ia conseguir, demorei um pouco para escrever, mas com bastante persistência eu consegui finalizar. Agora tenho a certeza de que não devemos desistir de nada. Temos que persistir sempre – disse a estudante.

Para o colega de sala Ícaro Henrique, a participação no concurso foi desafiadora.

– Eu achei muito interessante pensar e refletir sobre o assunto. Falei sobre a educação, sobre os pontos turísticos e sobre a beleza natural da cidade – disse o aluno premiado.

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, comentou sobre a importância do projeto.

– Essa parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Procuradoria-Geral do Município reforça a união da Prefeitura em prol da educação das nossas crianças e jovens. O prêmio valoriza justamente um dos maiores legados da escola, que é ensinar a escrever e refletir sobre o próprio mundo com novas ideias e soluções.

• 9 de agosto de 2023