Seop realiza demolição de dois prédios irregulares na Rocinha

Publicado em 21/05/2024 - 11:21 | Atualizado
As construções estavam sendo erguidas sem qualquer licença em área de encosta - Fabio Costa/Seop

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) iniciou, nesta terça-feira (21/5), a demolição de dois prédios construídos irregularmente na comunidade da Rocinha, área que sobre influência do crime organizado. Um deles possuía cinco pavimentos e dois apartamentos por andar e outro com dois pavimentos, sendo quatro apartamentos por andar. Ambos encontravam-se com suas obras em andamento, em fase de estrutura e alvenaria.

As construções estavam sendo erguidas sem qualquer licença em área de encosta, portanto imprópria para ocupação de acordo com o decreto que regulamenta a região. Juntas, as construções totalizavam aproximadamente 2.100 m² e estima-se um prejuízo de R$ 6,1 milhões aos responsáveis da obra.

– Essa é mais uma operação da Prefeitura fundamental para demolir construções irregulares na Rocinha, uma área que sofre influência do crime organizado. Esses imóveis estão avaliados em mais de R$ 6 milhões, não têm licença, segurança e não tem nenhuma autorização da Prefeitura, tendo em vista que ficam em área que compromete o meio ambiente. Desde 2021 já realizamos mais de 3.500 demolições de construções irregulares, especialmente em regiões com atuação do crime organizado. Seguimos trabalhando com foco na preservação da vida, na asfixia financeira do crime, que acaba utilizando essas construções para lavar dinheiro, e também no ordenamento da cidade – explicou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Devido aos imóveis estarem em uma região de difícil acesso, as demolições estão sendo feitas de forma manual. Também participam da operação agentes da Guarda Municipal, Rioluz e Polícia Militar.

• 21 de maio de 2024