Prefeitura apreende 155 quilos de cobre e uma arma em ferro-velho clandestino na Penha

Publicado em 13/07/2023 - 13:20 | Atualizado em 13/07/2023 - 13:27
Foram apreendidos mais de 150 quilos de cobre no ferro-velho - Fábio Costa/Prefeitura do Rio

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a Subprefeitura da Zona Norte interditaram um ferro-velho clandestino, nesta quinta-feira (13/7), na Penha, Zona Norte da cidade. Os agentes flagraram 155 quilos de cobre sem procedência, uma arma e até postes de iluminação, que possivelmente são do município do Rio, e que seriam vendidos. O estabelecimento, localizado na Avenida Brás de Pina, não possuía alvará e estava funcionando de forma ilegal. Além disso, não tinha câmeras de monitoramento, conforme determina o decreto 50.225 para funcionar dentro da legalidade. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido para a 22ª DP.

– Se tem furto de fio de cabo é porque tem um mercado de receptação desses materiais. Por isso, nós fazemos diariamente fiscalizações em ferros-velhos pela cidade com foco em acabar com esse caminho do cobre, que acaba sendo a receptação por ferros-velhos. Nós conseguimos apreender cobre e, inclusive, uma arma. Isso mostra que a Prefeitura vai continuar trabalhando para combater o furto de cabo, se colocando sempre à disposição da população para fazer com que esses bens furtados sejam apreendidos e recuperados – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Desde 2021, a Secretaria de Ordem Pública já apreendeu mais de 30 toneladas de fios e cobre, além de ter interditado 100 ferros-velhos ilegais. A operação contou com o apoio da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização, Águas do Rio, Rioluz, Light, Comlurb e Polícia Militar.

– O carioca deve sempre se perguntar por que o sinal da sua rua não está funcionando ou por que aquela luminária da sua esquina está desligada. Isso tudo é fruto de furtos de cabos e equipamentos da Prefeitura do Rio. Essas ações nos ferros-velhos, que na maioria dos casos são interceptadores, são de suma importância. Hoje, conseguimos apreender uma alta quantidade de cobre que abastece os nossos materiais e assim a gente consegue combater esse mal que tanto assola a cidade do Rio de Janeiro – disse o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.

• 13 de julho de 2023