Coronavírus: comércio do Terreirão, na Zona Oeste, recebe fiscalização da Prefeitura neste feriado de Tiradentes

Publicado em 21/04/2020 - 19:11 | Atualizado em 21/04/2020 - 19:16
Município fiscalizou o comércio na comunidade do Terreirão, no Recreio. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), fiscalizou nesta terça-feira (21/04), feriado de Tiradentes, o comércio na comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Os agentes percorreram a Rua Senador Rui Carneiro e entorno, em cumprimento ao decreto municipal de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), que restringe a abertura do comércio em toda a cidade e estabelece medidas para evitar aglomerações naqueles considerados essenciais. À tarde, a fiscalização avançou para a Zona Norte, contemplando Tijuca, Grajaú e Vila Isabel.

Como resultado da ação no Terreirão, dois estabelecimentos foram fechados e duas ocupações indevidas do espaço público por ambulantes, desfeitas. A Vigilância Sanitária interditou um restaurante que não possuía licença sanitária e nem alvará de funcionamento, e um trailer (também sem licença sanitária), além de autuar um supermercado com produtos refrigerados de forma inadequada. Cerca de 80 kg de resíduos sólidos foram recolhidos pela Comlurb.

Acumulado – Em um mês de fiscalizações no comércio como medida de combate à Covid-19, a Seop registrou, até esta segunda-feira (20), o fechamento de 3.168 estabelecimentos dos 4.580 visitados em 73 ações em toda a cidade.

Órgãos – A força-tarefa coordenada pela Seop conta com efetivos da Subsecretaria de Operações (Subop) da pasta; da Guarda Municipal; da Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Urbano, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda; da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, que integra a Secretaria Municipal de Saúde; e da Comlurb.

A suspensão do comércio é por tempo indeterminado. Entre as exceções, estão supermercados e hortifrútis, padarias (sem consumo no local), e pet shops, seguindo horários especiais de funcionamento. A lista completa pode ser verificada no link: https://bit.ly/2V605pN.

Balanço do Disk Aglomeração – Também coordenado pela Seop, o Disk Aglomeração atendeu 2.786 chamados, de 31 de março até esta segunda, 20 de abril. Os bairros mais demandados, ontem, foram: Campo Grande, Bangu, Realengo, Santa Cruz, Centro, Taquara, Copacabana, Tijuca, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Os principais atendimentos são para dispersar grupos de pessoas em estabelecimentos essenciais e áreas públicas. O serviço funciona com base em chamados feitos à Central 1746 (telefone, site ou aplicativo), além de sinais de celulares, por meio de parceria com a operadora de telefonia TIM e o COR. Para mais informações sobre o funcionamento, acesse: https://bit.ly/2JX4CUV.