Publicado em 18/01/2022 - 12:08 | Atualizado em 18/01/2022 - 17:53
  • Início/
  • /
  • Vacinação de crianças: unidades de saúde apostam em atividades e ambientes divertidos
Os super-heróis incentivam as crianças a tomar a vacina - Prefeitura do Rio

Para incentivar as crianças de 5 a 11 anos a enfrentarem o medo da agulha e se juntarem à luta contra a Covid-19, os postos de vacinação se mobilizaram para criar um ambiente agradável e acolhedor para o novo público, investindo em decorações personalizadas, certificados de coragem, atividades lúdicas e diversos outros atrativos para os mais jovens, como distribuição de livros e um show de fantasias para todos os gostos. Na Clínica da Família Klebel de Oliveira Rocha, em Olaria, o Homem Aranha foi o primeiro a aparecer para ajudar as carioquinhas corajosas no combate ao coronavírus. Balançando em suas teias, o herói chegou para mostrar que a nossa arma mais poderosa é a vacina.

– Iniciamos a imunização das nossas crianças e pensamos em trazer alguns super-heróis para incentivá-las nesse momento tão esperado, que é a vacinação contra a Covid. Recebemos a ilustre visita do Homem Aranha. As crianças e os pais ficaram muito animadas com o personagem, que ajudou na divulgação da campanha – comentou Rafaelle Pacheco, gerente da unidade.

Já na CF Marcos Valadão, em Acari, foram distribuídos certificados de coragem para todas as crianças que “demonstraram braveza ao enfrentar a temida agulha”. A garotada foi até convocada a fazer parte do “esquadrão imunização do Zé Gotinha” para salvar o mundo da Covid-19.

– A vacina contra a Covid para crianças foi muito esperada por todos nós. Poder presenciar o brilho nos olhos dos familiares, das crianças e da própria equipe de saúde em estar iniciando essa campanha é muito prazeroso. Para além dos nossos protocolos e de tudo o que damos conta na parte assistencial do dia a dia, a imunização traz para a gente o conforto de saber que a promoção da saúde está sendo feita. Com alegria, com brincadeiras e com crianças que chegam aqui fantasiadas, querendo fazer com que esse seja um momento especial para todos nós – disse Karina Leal, gerente da CF Marcos Valadão.

Por todo o município do Rio de Janeiro, diversas iniciativas como essas estão sendo preparadas para incentivar as crianças a se vacinarem e, dessa forma, dar mais um importante passo no enfrentamento da pandemia. Sobre a campanha da vacinação infantil e todas as novidades que estão sendo preparadas para as crianças, Luciana Braz, diretora da Policlínica José Paranhos Fontenelle, declarou:

– Nesse momento, eu posso falar como mãe e como profissional de saúde. Estávamos vacinando os idosos, os adultos e os jovens, mas a faixa etária dos 11 anos não chegava. Tenho um rapazinho dessa idade. Eles são o nosso coração fora do corpo, nossas preciosidades. Toda a equipe pensou em super-heróis, porque é isso que nós, profissionais de saúde, fomos durante toda a pandemia: super-heróis. Então, foi muito importante que o Batman, o Homem-Aranha, a Arlequina e o Zé Gotinha estivessem presentes conosco. Estamos aqui como guerreiros em prol da saúde dos nossos usuários. É importante trazer esse público infantil, para mostrar para eles o quanto a vacina vai ajudar nesse momento de pandemia. As crianças têm gostado muito, eles pedem para dar a mão para os heróis. Dizemos que eles entraram para tropa. E, assim, conquistamos eles e vamos vacinando.

As crianças que se vacinam recebem um certificado de coragem – Prefeitura do Rio

Rio vacina em abrigos crianças que estão em situação de vulnerabilidade

• 18 de janeiro de 2022