Planetário do Rio comemora 51 anos com programação especial

Publicado em 19/11/2021 - 07:20 | Atualizado em 18/11/2021 - 20:33
Planetário do Rio vai promover evento para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - Prefeitura do Rio

O Planetário do Rio completa 51 anos com uma programação especial para os cariocas a partir desta sexta-feira (19/11). Serão mais de 40 atividades distribuídas por três dias. A celebração terá debates, painéis, foodpark, feira literária, contação de histórias, oficinas de drones, baile charme e o tão aguardado retorno da observação do céu. A programação será estendida até domingo (21/11) e contará com a participação de diversas secretarias municipais, da sociedade civil e do meio acadêmico.

No primeiro dia, as festividades começam com um ato inter-religioso que contará com as bênçãos do Padre Josafá, reitor da PUC, seguida de homenagens aos profissionais pioneiros que contribuíram para a construção do Planetário. Haverá também a entrega de comendas para professores que ajudaram na difusão científica no decorrer do ano e apresentação do plano estratégico para os próximos anos.

Para festejar o aniversário, os cariocas poderão ter de volta uma das atrações mais visitadas do Planetário: a observação do céu. Paralisada desde o início da pandemia, a atividade terá sua reestreia nesta sexta-feira (19/11), a partir das 18h, na Praça dos Telescópios.

– Na data em que a Fundação Planetário, instituição emblemática da cidade do Rio, completa seus 51 anos, preparamos uma programação muito especial. Além de celebrar este marco, reafirmamos o protagonismo deste órgão nas áreas de Educação, Ciência e Astronomia. O Planetário é um equipamento municipal que detém relevância no campo científico e na memória afetiva de todos os cariocas – destacou o secretário de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero.

Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o cinquentenário da Fundação não pôde ser comemorado no ano passado. Por isso, as comemorações ganharam uma denominação de 50+1. Segundo o presidente da Fundação, Gledson Machado, os eventos serão um marco para apresentar ao público a proposta para o ano 2022.

– Queremos reforçar o protagonismo da Ciência com atividades educacionais, culturais e lúdicas para todos os cariocas – disse Gledson.

Também foi criado o conceito “Experiência Planeta.Rio”, que carrega o DNA da cidade em seu próprio nome para atrair os cariocas e realizar atividades cada vez mais relacionadas ao perfil da Cidade Maravilhosa.

O Planetário do Rio é referência em Educação, Ciências e Astronomia e está ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi). A Fundação foi criada em 1970, na Gávea. A instituição possui duas cúpulas em funcionamento: a Carl Sagan e a Galileu Galilei. A primeira tem 23 metros de diâmetro e 263 assentos e abriga o planetário modelo Universarium VIII – TD, que é um equipamento moderno capaz de projetar cerca de nove mil estrelas. Já a cúpula Galileu Galilei tem 12,5 metros de diâmetro e 90 assentos e conta com um sistema de imersão digital. Nesta cúpula, a projeção é de cerca de seis mil estrelas. Ambos os planetários reproduzem o céu visto da Terra a olho nu em qualquer latitude ou época do ano.

Confira a agenda de atividades:

SEXTA-FEIRA (19/11):

9h – Solenidade oficial – Ato inter-religioso / Homenagem aos fundadores / Homenagem aos professores /Quarteto Guarani/ Entrega da comenda – (Cúpula Carl Sagan)

10h -Poesia para Viagem ( área das artes externas)

10h – Oficina de Drones com JUV-Rio ( Jardins do Museu do Universo)

11h – Inauguração do “Caminhando na Lua” – (Museu do Universo)

11:30 à  12h – Bateria da Portela e Bolo de Aniversário 50 anos +1 (área externa)

12h – Palestra sobre o papel da Ciência e da Matemática nas escolas e na nossa sociedade, construindo cidadania e diminuindo desigualdade – (Auditório)

12h30 – Inauguração da placa de participação na campanha de vacinação – (Cúpula Galileu Galilei)

14h – Sessão para guias de turismo ( Cúpula Carl Sagan)

15h – Debate: Influenciando pesquisadoras de dados com recorte em gênero Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher -SPM-Rio – (Auditório)

15h – Sessão para hotéis e agentes de turismo (Cúpula Carl Sagan)