Ações da Prefeitura reduzem os casos de vandalismo no sistema BRT

Publicado em 24/05/2024 - 15:35 | Atualizado em 27/05/2024 - 12:30
Equipe do BRT Seguro - Divulgação

Mais do que arranhar a imagem da cidade do Rio de Janeiro, um dos maiores destinos turísticos do Brasil, os atos de vandalismo no município trazem transtornos e prejuízos para a população carioca. Entre os principais casos está o do BRT, com depredações das estações e dos ônibus articulados. Mas a Prefeitura tem realizado ações que reduziram as ocorrências desde 2021, quando o Município assumiu a gestão do sistema.

Empresa pública municipal responsável pela operação do BRT, a Mobi-Rio conta com o monitoramento diário por parte do Centro de Controle Operacional (CCO). Dezenove funcionários se revezam 24 horas por dia, sete dias da semana, verificando online as imagens das câmeras das estações para identificar qualquer ação ou atitude suspeita. Quando algo é detectado, agentes do programa BRT Seguro, da Secretaria de Ordem Pública (Seop), são acionados.

Nas estações, a diminuição do vandalismo foi de 90%. Essa redução se deve às reformas, com instalação de mecanismos que dificultam depredações, como substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas e fiação embutida, do monitoramento feito pelas câmeras de segurança e pelo trabalho dos agentes do programa BRT Seguro.

Em relação aos ônibus, quando a Prefeitura assumiu a gestão do sistema BRT, 80% da frota era vandalizada mensalmente (o número de ônibus em operação era de 120). Atualmente, o vandalismo ocorre em cerca de 10% da frota (são 498 ônibus em operação nos corredores Transcarioca, Transolímpica, Transoeste e Transbrasil).

Os ônibus da nova frota, os já conhecidos amarelinhos, têm mecanismos mais robustos nas portas e alçapões, não se movimentam com as portas abertas e são monitorados por câmeras internas, inclusive na cabine do motorista, além de uma externa no vidro frontal do veículo. Além disso, os próprios passageiros fiscalizam quem vandaliza os ônibus novos, avisando os motoristas. Os condutores entram em contato com o CCO, que aciona imediatamente as forças de segurança.

Criado em junho de 2021, o programa BRT Seguro já realizou 3.302 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Dessas, 417 foram registradas como vandalismo ou dano ao patrimônio. No ano passado, um novo formato operacional foi implantado pelo BRT Seguro, o do patrulhamento embarcado nos ônibus, proporcionando mais segurança aos passageiros durante as viagens.

• 24 de maio de 2024